Fisioterapia no Hugol: reabilitação de pacientes politraumatizados

Após um caso de politraumatismo, atendido na urgência e emergência, o tratamento mais demandado na sequência é a reabilitação. A fisioterapia responde por parte importante do atendimento dispensado a quem sofreu um acidente ou sequelas de traumas e outras doenças debilitantes. O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) é uma unidade de saúde de alta e média complexidade em urgência e emergência, com foco em traumatologia, queimaduras e medicina intensiva. Na unidade, o atendimento de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, em geral politraumatizadas, ou mesmo vítimas de traumas graves ocasionados por outras ocorrências se destaca como um dos principais atendimentos.

Para uma ágil reabilitação dos pacientes nesse perfil, o hospital possui uma equipe de fisioterapeutas que atua na promoção e recuperação da saúde dos pacientes graves, desde o pré-operatório cirúrgico até o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), minimizando o risco de complicações.

De acordo com a supervisora de Fisioterapia, Alessandra Melo, a fisioterapia traumato-ortopédica tem por objetivo restabelecer a função do sistema músculo-esquelético (força, amplitude de movimento, equilíbrio, coordenação e propriocepção). “No Hugol, para o tratamento de disfunções deste sistema, são utilizados vários recursos fisioterapêuticos como termoterapia, eletroterapia, crioterapia, massoterapia e cinesioterapia”, conta a fisioterapeuta.

Sem essa terapia, o imobilismo poderia causar diversas complicações, como úlceras de decúbito, diminuição de força muscular, tromboembolismo e pneumonia. Segundo Alessandra, “a fisioterapia motora assume papel importante tanto na assistência aguda do paciente politraumatizado quanto no atendimento de reabilitação, ambulatorial e orientação domiciliar, visando promover maior independência funcional e qualidade de vida”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo