Fisco recebe treinamento para combater a sonegação

Mais de 100 auditores fiscais participaram hoje (3/*0 de treinamento voltado para o combate à sonegação. O curso é ministrado pelo Grupo de Proteção à Ordem Tributária, formado pela Secretaria da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, Delegacia de Repressão a Crimes de Ordem Tributária, Secretaria de Planejamento e Ministério Público, e foi realizado no auditório do Complexo Fazendário.

O grupo foi formado em 2013, mas entrou em ação apenas no ano passado, e, desde então já participou do combate à sonegação fiscal, melhoria dos processos de cobrança e agilização da execução fiscal, como explicou o presidente e auditor fiscal Fábio Yudi. Os resultados foram bons, mas podem ser aperfeiçoados, frisou.

O superintendente da Receita, Adonídio Vieira, destacou que o treinamento é parte do programa de capacitação dos servidores da Fazenda no combate à sonegação, para que possam acompanhar as mudanças na legislação e também a ação dos sonegadores. A intenção da Sefaz, como destacou Adonídio, é proporcionar cinco mil horas de treinamento aos servidores em diversas áreas de atuação fiscal.

Na abertura estavam presentes, além do superintendente da Receita, a procuradora Maria Rita Vasconcelos, representante da PGE, e Luiz Queirós, da Segplan. Também esteve presente a titular da DOT, Tatyane Cruvinel Costa. Cerca de 70 dos auditores eram da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia. Os demais, de delegacias fiscais do interior. O primeiro palestrante Moyses Miguel da Silva Júnior, da Inteligência Fiscal da Sefaz, falou em seguida sobre o histórico do auto de infração e considerou “a fiscalização de trânsito os olhos do fisco”. A programação do curso segue até o fim desta quarta-feira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo