Fisco e Batalhão Militar Fazendário traçam estratégias de atuação

Em reunião na tarde de segunda-feira (14/9), auditores fiscais e equipe de apoio fazendário se reuniram com policiais militares para avaliar e traçar novas ações de fiscalização e trânsito em todo o Estado. O gerente de Arrecadação e Fiscalização da Secretaria da Fazenda, Paulo Aguiar, reforçou a importância do apoio do Batalhão de Polícia Militar Fazendária/BPMFaz. “A atividade de fiscalização não é tarefa simples e segura; envolve muitas vezes situações perigosas em que o servidor da Fazenda coloca a própria vida em risco” afirmou o gerente.

Durante o encontro, representantes da Sefaz e BPMFaz debateram formas de atuação, otimização das operações, e planejaram ações conjuntas para as próximas semanas. “Queremos aperfeiçoar mais ainda o trabalho com o Fisco, padronizar os procedimentos nas blitzen e operações em todo o Estado. Nosso papel é dar apoio de segurança e prevenir situações de riscos para os servidores”, afirmou o Comandante do BPMFAZ, Major Alan Cardoso, que conta com equipe de 11 policiais militares para gerir as ações.

Batalhão

O BPMFaz foi criado por meio de um termo de cooperação entre a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Segurança Pública, assinado pelo governador Marconi Perillo. A atividade de cooperação envolve a execução de serviços de policiamento preventivo e repressivo nas operações especializadas de fiscalização e controle de trânsito em apoio às ações de fiscalização de tributos estaduais. O Batalhão é responsável pela segurança dos auditores fiscais e servidores da Fazenda nas operações de cobrança dos tributos estaduais.

Além disso, tem competência para realizar a parada e abordagem dos veículos durante as blitzen de mercadorias e trânsito, e também de IPVA. A sede do BPMFaz fica no Complexo Fazendário, onde as ações são planejadas e replicadas para as delegacias regionais de fiscalização de todo o Estado. “Além desse apoio, temos passado por treinamento sobre como agir nas situações de risco. É uma parceria extremamente importante para a Fazenda”, ressaltou Paulo Aguiar.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo