Fica 2017 vai homenagear Cidade de Goiás

O tema do 19º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será “15 anos de Patrimônio Mundial”. A escolha é uma referência à importância histórica e cultural do título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) à Cidade de Goiás em 2001. O lançamento da temática aconteceu nesta sexta-feira, 16/12, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. A escolha do tema é uma forma de homenagear a cidade que sedia o festival desde sua criação.

O lançamento do tema foi durante uma roda de conversa que relembrou os caminhos do “Dossiê ao Título”, em alusão ao entregue documento entregue à UNESCO à época da candidatura à honraria de Patrimônio Mundial. A mesa foi composta pelo superintendente executivo de Cultura da Seduce, Nars Chaul; pela superintendente regional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Salma Saddi e pelo coordenador do dossiê, Marco Antônio Galvão.

A conversa contou com a colaboração de moradores e pesquisadores, além da prefeita do município, Selma Bastos. Eles relembraram detalhes da elaboração do dossiê e discutiram os desafios da preservação da cidade, e consequentemente do título mundial. “A Cidade de Goiás tem uma magia no coração, com amor em preservar as tradições, e isso a fez ficar mais importante para o mundo”, pontou Chaul.

Conquista do Estado

A superintendente regional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Salma Saddi, lembrou que o título da cidade é uma conquista de todo Estado. “A candidatura mexeu com o Estado inteiro. O mês do reconhecimento foi o que mais nós recebemos excursão de escolas. Então, todas as cidades de Goiás começaram a dizer para nós: ‘nós também temos história’ ”, recordou a superintendente.

O dossiê resumiu a importância ambiental, arquitetônica, mobiliária, cultural, histórica e social da Cidade de Goiás. O documento possui aproximadamente 80 páginas com ilustrações e o mesmo volume de textos que traduzem a riqueza da antiga Vila Boa. “A dificuldade toda foi realmente resumir o essencial, o espírito da Cora [Coralina] o espírito da cidade, e explicar porque Goiás tem uma característica que a deixa diferente das outras cidades e a faz merecer o título”, lembra o coordenador do “Dossiê Cidade de Goiás à Unesco”, Marco Antônio Galvão.

Na noite anterior, durante a reinauguração do Mercado Municipal, foi assinado o protocolo de intenções para criação do Parque Natural Municipal da Estrada Imperial. A unidade de conservação que terá 77 hectares visa preservar o patrimônio ambiental e servir como espaço para pesquisa científica, educação ambiental, educação, recreação e turismo ecológico. A proposta de criação foi assinada pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, pela prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos e também pela presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo