Famílias do Jardim Curitiba recebem escrituras de suas casas

Os 25 anos de espera da costureira Márcia Rosa Jesus Alves, de 55 anos, pela escritura de sua casa de cinco cômodos no Jardim Curitiba tiveram um final feliz hoje (6/11). Sua família foi uma das 300 que receberam das mãos do governador Marconi Perillo o documento de regularização fundiária de suas residências, durante evento na região Noroeste de Goiânia, que contou ainda com a inauguração das obras de um Centro de Educação Infantil (Cmei), uma praça e um centro comunitário, construídos pelo Estado.

As três obras, que totalizam um investimento de R$ 55 milhões do Estado com recursos da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), foram entregues pelo governador ao prefeito da capital, Paulo Garcia, em ato simbólico. O município será responsável pela oferta de serviços públicos nestes prédios construídos pela Agência Goiana de Habitação (Agehab). Esses equipamentos públicos estão integrados no mesmo espaço físico e formam o complexo de lazer e serviços mais moderno da região Noroeste de Goiânia.

O Cmei terá capacidade para atender 120 crianças em período integral. Marconi lembrou que a doação do mobiliário foi levantada pela presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, junto a uma empresa de Aparecida de Goiânia. O Centro Comunitário, por sua vez, conta com um auditório com infraestrutura necessária para palestras e eventos de médio porte. Entre o Cmei e o centro comunitário, está a praça, com um projeto paisagístico arrojado e equipamentos para a prática esportiva. “São equipamentos necessários para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Marconi.

Escrituras

As 300 escrituras, que conferem às famílias do Jardim Curitiba a posse de direito de suas casas, fazem parte do primeiro lote de uma etapa que prevê a regularização de cerca de 2,4 mil nos próximos meses. Nos últimos anos, mais de 8 mil escrituras foram entregues pela Agehab em 11 dos 13 bairros da região Noroeste.  Em todo o Estado já foram 15 mil escrituras. “Na família, no trabalho, entre os amigos a palavra tem muito valor. Na política não é diferente. O que fazemos aqui é cumprir nossa promessa de entregar as escrituras para as famílias”, afrimou o governador.

A ação integra o Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão. Segundo o presidente da Agehab, Luiz Stival, ao completar a entrega de escrituras no Jardim Curitiba, o ciclo da regularização fundiária na região Noroeste da capital será concluído. “Os problemas fundiários comprometeram ao longo dos anos o desenvolvimento da região e deixaram as famílias inseguras. Mas essa situação mudou, desde a implantação do programa”, afirmou.

Parceria

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, parabenizou Marconi e ainda avaliou como positiva a ação. “Em momento de crise econômica, é preciso de gestores responsáveis e planejamento adequado para realizar tudo o que o governo realiza, que são estas obras sociais voltadas, especialmente, para jovens e crianças. Teremos um cuidado especial com este Cmei, que é o 36º entregue na minha gestão. Teremos também um cuidado especial e zelo com todas estas obras que o senhor nos passa, governador”, disse.

Marconi, por sua vez, agradeceu as palavras do prefeito e destacou durante entrevista coletiva que a parceria é fundamental. “Sem a prefeitura não poderíamos ter licenciamento das escrituras e celebrar parcerias como esta do Cmei e centro  comunitário. Ser moderno é ter uma boa gestão administrativa e política. É dar as mãos a todos os entes federados. Tenho uma boa relação com a presidente da República, que tem significado benefícios para Goiás, como duas universidades que acabamos de anunciar. Ter uma boa relação com a presidente e com todas as prefeituras é minha obrigação. Quem ganha são as pessoas. Meu dever como governador é promover parcerias republicanas.”

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo