Estado de Goiás intensifica vacinação em municípios

Com cobertura vacinal para febre amarela de 94%, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou, em coletiva realizada hoje (27/1), que intensificará a vacinação nos municípios em que menos de 60% da população é vacinada: Baliza, Adelândia, Aruanã, Jussara, Campinaçu, Amaralina, Trindade, Sítio da Abadia, Guarani e Itarumã.

A partir do dia 30 de janeiro, a SES-GO enviará para as 18 regionais de saúde, as vacinas relativas ao mês de fevereiro. Serão 80 mil doses de vacina contra febre amarela. As regionais de saúde repassarão as doses para os municípios, que se encarregarão de vinar a população. A gerente de epidemiologia da SES, Magna Maria de Carvalho, afirmou que por causa da excelente cobertura vacinal em Goiás, não é necessário alarde por parte da população, frente aos casos registrados em outros Estados.

“Estamos numa posição confortável em relação a outros Estados. Contudo, é preciso lembrar que para estar imunizado é preciso tomar duas vacinas contra a Febre Amarela, durante toda a vida”, pontuou. Segundo Magna, existem três casos suspeitos de Febre Amarela registrados em municípios de Goiás. Um, em Piranhas, relativo a um andarilho proveniente de Minas Gerais; outro caso suspeito em um senhor, em Luziânia; e uma teceria suspeita, em uma gestante de Novo Gama. “Porém, em nenhum desses casos a doença foi confirmada. A hipótese de ser positivo para febre amarela é pequena, porque todos apresentaram sintomas de outras enfermidades”, afirma Magna.

Sobre vacinação a gerente salientou que cada pessoa que tenha dúvida se foi vacinada ou não, deve buscar um tempo para procurar em casa, o cartão de vacina. “ Isso para não ter correria aos postos sem necessidade”, alertou. Entretanto, se a pessoa perdeu o cartão de vacina e não sabe se foi vacinada, deve ir ao posto de Saúde para obter orientação.

Vacinação

Magna explica que crianças menores de 5 anos devem tomar a primeira dose de vacina, aos 9 meses de idade, e outras aos 4 anos de idade. Após, essa idade, caso não tenham tomado nenhuma dose, é preciso tomar a primeira e, dez anos depois, receber a segunda dose. Os bebês podem ser vacinados a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Fora dessa situação, a indicação é vacinação a partir de nove meses de idade.

As contraindicações para vacinação contra Febre Amarela são: hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e portadores de imunodeficiências; indicação da vacinação também deve ser ponderada na idade entre seis e oito meses; idade ≥ 60 anos; infectados pelo vírus HIV; gestantes; mulheres amamentando crianças menores de seis meses; e transplantados. A vacina assegura 100% de imunização, após o décimo dia de aplicação, sendo necessárias duas doses durante a vida.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo