Encontro defende criação de plano para desenvolvimento da fruticultura

Termos de compromisso para a criação do Plano Estadual de Desenvolvimento para a Área de Fruticulturas e para regulamentação da lei que instituiu a Política Estadual de Incentivo do setor foram assinados na quarta-feira (7/10) durante o 1º Encontro Goiano de Fruticultura, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, destacou a importância de estabelecer novas diretrizes para fomentar e ampliar a fruticultura em Goiás. A carta vai nortear atividades de natureza privada e também do setor público para fomentar e dinamizar a atividade.

O evento discutiu temas como avanços tecnológicos na produção de frutas, importância da defesa sanitária na cadeia produtiva e a representatividade do cooperativismo. A intenção é desenvolver ainda mais o cultivo em Goiás por meio do conhecimento, tecnologia e extensão. “O produto tem grande aceitação no mercado e colabora diretamente para a saúde e o bem-estar da sociedade”, disse Eliton.

O presidente da Faeg, José Mario Schreiner, agradeceu pela parceria com o setor produtivo. Ele destacou a força da agropecuária para o crescimento do País. “O setor ajuda o Brasil a não se afundar ainda mais nessa crise”, disse, citando números de que a fruticultura pode ser uma boa oportunidade para pequenos produtores. “Esse seminário será o norte, nosso guia para continuarmos o trabalho em prol dos produtores e da produção desse Estado”, finalizou.

O encontro é promovido pela Faeg e conta com a parceria da Emater e Fapeg, entidades jurisdicionadas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Inovação (SED) e termina hoje (8/10). Durante o evento acontece também o 13º Seminário da Citricultura Goiana com a presença de produtores, palestrantes e estudantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo