Em Rondônia, Governadores do Brasil Central discutem problemas e buscam soluções

Começaram hoje (6/10) à tarde as reuniões das Câmaras Técnicas, que abrem oficialmente o V Fórum de Governadores do Brasil Central de 2016, no Palácio Rio Madeira, edifício Pacaás Novos, na cidade de Porto Velho, sede do governo do Estado de Rondônia. O encontro que prossegue com a participação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (presidente do Fórum), do anfitrião, Confúcio Moura, de Reinaldo Azambuja (MS), Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT) e Rodrigo Rollemberg (DF), estende-se até amanhã com reuniões das câmaras técnicas de educação, turismo e saúde.

Esta é a segunda vez que a cidade de Porto Velho sedia o encontro de governadores do Brasil Central. A primeira foi em dezembro de 2015 por ocasião do VI Fórum. A Câmara de Educação debate o ensino médio. Há exposição pelo secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, sobre a reforma do ensino pretendida pelo Governo Federal, já em discussão no Congresso Nacional. Também estará na pauta a aplicação do ensino integral, tema a ser abordado pelo presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos.

A Câmara Técnica de Turismo reúne técnicos dos estados-membros para discutir o Plano de Ação para 2017 – Projeto de Integração e Promoção do Turismo nos Estados do Consórcio Brasil Central. Representantes dos estados do Acre e do Maranhão participam como convidados. A reunião é presidida pelo superintendente estadual de Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, que apresentará um vídeo institucional mostrando Rondônia, bem como projetos, ações, dados e indicadores do segmento turístico. Em seguida, serão feitos os encaminhamentos e as propostas. Uma delas é a assinatura do termo de cooperação técnica prevendo a consolidação da Rota Turística Pantanal-Amazonas-Andes-Pacífico e o Pacto Pela Mídia Unificada entre os estados membros da Câmara.

Área de Saúde

A primeira reunião de secretários de Estado da Saúde aborda a parceria com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, visando a troca de informações sobre gestão de unidades de saúde, assunto a ser discorrido pelo diretor geral do Instituto de Responsabilidade Social do hospital, Antônio Carlos Onofre de Lira. Também na pauta da saúde o professor da Universidade Federal de Rondônia, Ednaldo Lira Cavalcante, coordenador estadual de controle da dengue, falará sobre a experiência do sistema de informação para monitoramento da dengue, chikungunya e zika.

Após todas as discussões, previstas para serem concluídas hoje, o Conselho de Administração irá deliberar sobre encaminhamentos a serem feitos à Assembleia de Governadores que se reunirá amanhã (7). O encontro será aberto às 8h30 pelo governador Marconi Perillo com entrevista coletiva à imprensa. Em seguida, serão iniciadas as deliberações sobre a pauta que, além dos temas tratados nas Câmaras temáticas, inclui as principais transações de mercadorias de Rondônia com as demais unidades da federação e, especialmente com integrantes do Consórcio Brasil Central e o modelo de gestão de cargos comissionados no estado de Rondônia.

O Consórcio Brasil Central tem se firmado como o fórum de avaliação e discussão dos assuntos administrativos e políticos que mais preocupam o País. Está pautando e definindo a direção dos grandes debates nacionais. Além disso, a situação fiscal dos Estados, o desafio da segurança pública e os investimentos em educação e em saúde são temas permanentes no Consórcio e as diretrizes e propostas definidas pelo Brasil Central têm sido incorporadas pelas demais unidades da federação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo