Em Jataí, Marconi efetiva doação de área para UFG

O governador Marconi Perillo assinou na quinta-feira (1º/10)), em Jataí, a escritura de doação da área de 3.768.325 m² para a expansão do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na última terça-feira, em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, ele havia determinado à Procuradoria Geral de Goiás (PGE) que cuidasse da formalização da doação da área. De acordo com o governador, trata-se de um momento histórico, “singular, pois sem a escritura não conseguiríamos avançar rumo à autonomia (emancipação do Campus Jataí da UFG em Universidade Federal do Sudoeste Goiano)”, afirmou, enquanto era aplaudido por uma plateia de mais de 300 pessoas na sede regional da UFG na cidade.

Ele contou que desde o momento da solenidade, esta semana, tanto a UFG de Jataí, quanto a de Catalão, deram passos importantes rumo à criação da Universidade do Sudoeste Goiano e da Universidade do Sudeste Goiano, respectivamente. Ele disse ter telefonado para um interlocutor em Brasília, já na noite de terça-feira, para avaliar a possibilidade de encaminhar um ofício à presidente Dilma Rousseff solicitando a federalização ou a autonomia das duas universidades. No início da noite de ontem, afirmou Marconi, entregou o ofício à presidente. “Nós só vamos parar esta luta agora quando o projeto de lei criando a Universidade do Sudoeste e a Universidade (do Sudeste) de Catalão forem criadas”, afirmou sob novos aplausos.

Reitor da UFG, Orlando Afonso do Amaral reiterou o quanto Marconi tem trabalhado pela universidade. “Governador por quatro mandatos. Temos de fazer justiça. Nestes quatro mandatos, parceiro em Jataí, Catalão, na cidade de Goiás, em Goiânia. O governador sempre esteve presente, nos ajudando em tudo que precisávamos e agora abraçando essa causa, da transformação da Regional de Jataí em uma universidade autônoma.”

Postura republicana

Prefeito de Jataí, Humberto Machado (PMDB), agradeceu a postura que classificou como “republicana” de Marconi Perillo ao levar a demanda da emancipação à presidente Dilma Rousseff. Humberto, que assim como Marconi está em seu quarto mandato à frente do Executivo local, afirmou que, mesmo estando em partidos adversários, sempre tiveram uma relação de muito respeito. “Sempre disse ao governador que ‘governo não faz oposição a governo’ e ele tem mostrado na prática que leva esta máxima a sério”, disse. O prefeito afirmou que o ato do governador “desata um nó jurídico” e concretiza um sonho de muitos anos da comunidade jataiense.

Presente na solenidade, o ex-reitor da UFG Edward Madureira comentou sobre a relação do governador com Dilma Rousseff. “Desde o primeiro mandato da presidente Dilma, Marconi tem repetido essa frase do prefeito Humberto: ‘governo não faz oposição a governo’. E ele tem dado provas concretas disso. Ou seja, quando a causa é maior, as diferenças políticas têm ficado de lado e a gente tem de lutar pelo crescimento do país.” Participaram também da solenidade o Coronel Adailton Florentino (Gabinete Militar da Governadoria), Joaquim Mesquita (Secretário de Segurança Pública e Justiça), João Carlos Gorski (Delegado Geral da Polícia Civil), entre outras autoridades e lideranças políticas. Mesquita e Gorski acompanharam o governador para participar de discussões, nesta quinta-feira, em Jataí, sobre Segurança Pública.

O prefeito Humberto Machado creditou à UFG como  um dos pilares da economia de Jataí, líder goiana na produção de grãos. Afirmou que, assim como Marconi aposta na inovação tecnológica, por meio do Programa Inova Goiás, que tem parceria com órgãos de fomento à pesquisa, a produção acadêmica será decisiva para que o município continue crescendo.

“Hoje estamos em primeiro lugar em Goiás na produção de grãos e somos um dos primeiros na produção de gado de corte e de leite. Mas sabemos que para manter esse posto é necessário que a Universidade Federal esteja cada vez mais fortalecida. E isso foi possível graças ao empenho do nosso governador Marconi Perillo”, agradeceu.  “(Marconi) é nosso 2º Juscelino, o patrono da universidade independente de Jataí”, afirmou em alusão ao fato do ex-presidente Juscelino Kubitscheck ter assinado o ato de criação da Universidade Federal de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo