Documentário Rio de Lama marca abertura do Fica 2016 nesta terça-feira

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) chega à maioridade nesse ano de 2016. Mais do que nunca, essa 18ª edição do festival vem priorizando a questão ambiental, destacada pela temática escolhida para esse ano simbólico: “Conservação e produção no Cerrado: um consenso possível e necessário”.

Pensando nisso, a abertura do Fica 2016 também foi programada de forma especial. O festival começa nesta terça-feira (16/8) e o Cinemão da Cidade de Goiás abre suas portas para a já tradicional abertura solene. A diferença é que, nessa edição, o público presente também poderá assistir à exibição do documentário Rio de Lama, do diretor, roteirista e artista multimídia Tadeu Jungle.

O documentário de curta-metragem é uma produção em realidade virtual que retrata o drama dos moradores e sobreviventes da maior tragédia ambiental do Brasil, ocorrida no final de 2015, com o rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG). Para a produção foram utilizados técnicas e equipamentos computacionais que ajudam a ampliar a experiência, recriando ao máximo a sensação de realidade. Desse modo, o público poderá conhecer e sentir de perto a sensação vivida pelos moradores da vila de Bento Rodrigues, que viram suas vidas e suas memórias devastadas pelo mar de lama.

O diretor Tadeu Jungle conduzirá a discussão sobre o filme e sobre a tragédia de Mariana (MG) com uma performance durante a abertura do Fica 2016. Também estarão presentes alguns dos cineastas e convidados do festival, além de autoridades como a Secretária Estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo