Dia D da campanha de inclusão da pessoa com deficiência será na 6ª feira em Goiânia

A Campanha de Inclusão da Pessoa com Deficiência e de Reabilitados do INSS – Dia D será realizada em Goiás na próxima sexta-feira (25) no Sistema Nacional de Empregos em Goiás (Sine-GO), cuja sede fica na Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), na Avenida Universitária, 609, Setor Universitário, em Goiânia.

Além de promover a inclusão das Pessoas Com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho, o evento terá também os serviços do programa Ação Cidadã voltados para o público PCD. Serão disponibilizados serviços como emissão de documentos pessoais (CPF, RG, Carteira de Trabalho), Passa Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, corte de cabelo entre outros.

No Dia D estarão reunidos empregadores e trabalhadores com deficiência, além de órgãos e entidades que trabalham com a questão da inclusão social da pessoa com deficiência. Cerca de 250 vagas de trabalho específicas para esse público serão ofertadas no evento. “É importante que as pessoas compareçam e não se contentem apenas em buscar informação de vaga por telefone, pois caso não consigam se colocar no mercado nesse dia, elas entrarão no banco de currículos do Sine-GO e do Fimtpoder [fórum de entidades do setor], o que aumenta muito as chances de ocupar uma outra vaga rapidamente”, comentou a secretária Lêda Borges, da Secretaria Cidadã.

Participação

Para participar, o trabalhador PCD deve comparecer ao Sine do Setor Universitário munido de documentos pessoais, como Carteira de Trabalho, RG e comprovante de endereço. Para quem é reabilitado pelo INSS, é preciso levar também o certificado emitido pelo órgão atestando sua condição. A secretária Lêda Borges enfatiza ainda que a campanha, além de promover a inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho, serve também como oportunidade para a conscientização social da questão. “O Dia D vai além da inserção no mercado, ele demonstra também que a sociedade discute, aceita e quer de fato dar oportunidades de crescimento profissional a todos”, comentou.

Segundo Arquivaldo Bites, superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO), há uma meta da superintendência em Goiás para as vagas de trabalho para PCD no dia da campanha. “Dessas 250 vagas, nós queremos preencher ao menos 100 no Dia D”, diz Bites discorrendo sobre os objetivos da campanha e a legislação que disciplina o contrato de trabalho do portador de deficiência no Brasil. Bites diz que cerca de 60% das empresas goianas atendem ao que determina a legislação. Dados do IBGE mostram que cerca de 24% da população de Goiás apresenta algum tipo de deficiência (incluindo problemas visuais), o que resulta em cerca de 1,3 milhão de pessoas. Desse total, 600 mil estão aptas ao mercado de trabalho e cerca de 300 mil desse contingente encontram-se empregadas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo