Detran desburocratiza serviços e agiliza atendimento

Quem compra veículo zero quilômetro em Goiânia tem o emplacamento dentro da concessionária em até 24 horas. Caso a compra seja finalizada até 10 horas da manhã, o serviço é realizado no mesmo dia. A medida, que começou a vigorar neste mês de novembro, é resultado da rodada de reuniões que o Departamento de Trânsito de Goiás vem realizando com parceiros e permissionários para simplificar os procedimentos de veículos e habilitação, visando facilitar o acesso do cidadão aos serviços e melhorar a qualidade do atendimento prestado.

Os parceiros apresentaram 78 sugestões. Dessas, 47 foram adotadas, 16 estão em andamento e 15 não poderão ser implantadas por estarem em desconformidade com a legislação. As mudanças serão comunicadas aos representantes das categorias em nova rodada de encontros técnicos, com o Sindicato dos Despachantes  e Associação dos Centros de Formação de Condutores, pelo chefe de gabinete, Antônio Augusto Azeredo Coutinho Filho.

Simplificação

Segundo o presidente do Detran, Manoel Xavier a meta é desburocratizar e tornar os serviços mais ágeis, elevando a qualidade do atendimento ao público. A iniciativa integra um pacote estratégico de medidas de democratização que vem sendo implantado pela autarquia e vai propiciar economia de tempo e dinheiro ao usuário, como a dispensa de sinal público para documentos com firma reconhecida no interior, desde que o cartório que fez o reconhecimento tenha tecnologia para possibilitar a verificação pela internet.

Dentre as mudanças algumas vão contribuir para reduzir em até sete dias o tempo de resoluções de críticas em processos de CNH e veículos, especialmente no interior do Estado. “Com o treinamento para servidores e disponibilização de senhas para a realização de serviços complexos também nas Ciretrans, os usuários terão a maioria das pendências resolvidas na cidade em que moram”, explica o presidente.

Mais de 4 mil permissionários, entre CFCs, despachantes, empresas de placas, médicos e psicólogos, estão envolvidos na prestação de serviços do Detran. “Precisamos de sintonia para que possamos atender à demanda da sociedade. Assim, estamos estabelecendo uma rotina de diálogos constantes com os parceiros”, explica Manoel Xavier.

Governo na palma da mão

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