Definidas diretrizes para criação do Parque Estadual do Descoberto em Águas Lindas

Com o objetivo de discutir a criação do Parque Estadual do Descoberto, no município de Aguas Lindas, no entorno do Distrito Federal, foi realizada hoje (9/12) reunião na Secretária do Meio Ambiente e Cidades (Secima), com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, prefeitura de Águas Lindas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).

A preocupação principal, segundo o Secretário do Meio Ambiente de Águas Lindas Lúcio Mauro, é a redução da área da reserva, que hoje é de 1.935 hectares, e as invasões e ocupações irregulares. “O parque também tem grande importância para o abastecimento de água dos municípios da região. É preciso unir esforços para garantir a preservação da biodiversidade local”, esclarece o secretário.

A Superintendete Executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secima, Jacqueline Vieira, garantiu que todas as providências necessárias para a criação do parque serão tomadas. “Vamos realizar em conjunto com outros órgãos fiscalizações no local e trabalhos de educação e concientização ambiental junto à população do município”, afirma a superintendente. Também participaram da reunião representantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e do Ministério Público Federal (MPF).

O Parque Estadual do Descoberto, está localizado no município de Águas Lindas, com área de 1.935,6 hectares. Destina-se a preservar as nascentes, os mananciais, a flora e fauna, as belezas cênicas, bem como controlar a ocupação do solo na região, podendo conciliar a proteção da fauna, da flora e das belezas naturais com a utilização para fins científicos, técnicos e sociais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo