Controladoria discute ampliação e melhoria da transparência publica com órgãos do Governo


Em reunião realiza hoje (17/10), a Controladoria-Geral do Estado discutiu com diversos órgãos da administração pública estadual medidas para melhorar a transparência pública das ações governamentais, especialmente quanto à transparência ativa, que é a divulgação de dados e informações geradas em cada unidade administrativa. As unidades participantes foram Secretaria de Governo, Organização das Voluntárias de Goiás, Agência Goiana de Habitação, Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria Cidadã e Banco do Povo.

A discussão teve como tema central o desenvolvimento de painéis de benefícios, com informações detalhadas sobre todos os benefícios sociais oferecidos pelo Governo do Estado, tais como Bolsa Universitária, Cheque Mais Moradia, Renda Cidadã, Passe Livre Estudantil e até mesmo dados fiscais e econômicos como benefícios do Produzir e Fomentar e empréstimos do Banco do Povo. Todos esses dados serão disponibilizados no Portal da Transparência do Governo de Goiás (www.transparencia.go.gov.br), para que os cidadãos possam ter acesso à informações e exercer controle social sobre os gastos governamentais. A meta é disponibilizar os primeiros painéis até o fim deste mês de outubro.

A reunião foi coordenada pelo secretário-chefe em exercício, André da Silva Goes. Ainda pela CGE participaram o sub-chefe em exercício, Gustavo Franco; a superintendente de Transparência Pública, Maria D’Abadia Brandão e a gerente de Prevenção à Corrupção, Transparência e Controle Social, Vânia Cristina Gonçalves. Da Segov, estiveram presentes Leonardo Felipe e técnicos da Gerência de Tecnologia da Informação; da OVG participou o gerente de Tecnologia da Informação, Marcos Branquinho. Da Agehab, Saulo de Tarso Garcia, Gerente de Tecnologia da Informação. Da Segplan (que dá suporte e viabiliza a inserção dos dados no Portal da Transparência), esteve presente Ricardo Borges, superintendente Central de Tecnologia da Informação. Da Secretaria Cidadã, o superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças, Júlio Pascoal e outros assessores. Do Banco do Povo, esteve presente Danilo Rabelo, chefe do Núcleo do Banco do Povo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo