Conselho finaliza programação da 6ª Conferência das Cidades

O Conselho Estadual das Cidades – GO (Concidades) ajustou e aprovou esta semana os últimos detalhes da programação da 6ª Conferência Estadual das Cidades. O evento vai receber de 29 a 31 de março representantes dos 246 municípios goianos para tratar assuntos relacionados ao tema “A função social da Cidade e da Propriedade”. De acordo com Thyago Mael, presidente da comissão preparatória da Conferência, os municípios já realizaram, em 2016, as discussões sobre o tema, durante as conferências municipais. Os delegados eleitos trarão para a etapa estadual as demandas locais definidas.

Os temas das palestras, que também irão pautar os grupos de trabalho durante a 6ª Conferência, serão: “A função social da cidade e da propriedade”, em que serão discutidos o ordenamento territorial, os vazios urbanos e a regularização fundiária; “A cidade que temos, acidade que queremos” que irá discutir meio ambiente, saneamento e sustentabilidade; e “Desafios dos aglomerados urbanos”, que irá tratar sobre as funções públicas de interesse comum e governança.

O objetivo da Conferência Estadual das Cidades é discutir as temáticas, e somar as reflexões em grupo às demandas dos municípios. Ao final do evento, será redigido e aprovado um texto unificado para enviar à Conferência Nacional das Cidades, com as demandas de todos os municípios do estado de Goiás, no que se refere aos temas. Também serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional das Cidades.

Participação

Segundo o Superintendente Executivo de Cidades da Secima, José Carlos Pimenta, a comissão preparatória tem trabalhado para que o evento tenha êxito. “É uma determinação do Secretário Vilmar Rocha que este evento seja bem conduzido e que todos os municípios participem. Nós queremos que o texto final que será enviado à Conferência Nacional expresse, de fato, o que a sociedade goiana está precisando”, disse. Além das palestras e grupos de trabalho por eixos temáticos, a Conferência contará com apresentação cultural da Orquestra de Violeiros de Goiás.

De acordo com Thyago Mael, o evento deve receber cerca de 400 delegados dos 246 municípios goianos. A expectativa é que também participem estudantes universitários, e a sociedade civil, em geral. “Os temas são pertinentes a toda a sociedade e nós estamos convidando todas as instituições que possam contribuir com a discussão”, afirmou. A Conferência Estadual das Cidades em Goiás será realizada nos dias 29, 30 e 31 de março, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, localizado no Setor Central.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo