Colégios militares de Goiás têm nova coordenação

O Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás tem nova coordenação. Com a presença da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, a solenidade de troca de comando no final da semana passada, na Academia da Polícia Militar, no Setor Leste Universitário.

O tenente coronel Anésio Barbosa da Cruz Júnior assumiu o cargo em substituição ao coronel Júlio César Mota Fernandes, que esteve à frente da unidade durante três anos. Ele deixou o cargo para aposentar-se, após completar 30 anos de trabalho na corporação. Caberá ao novo comandante de Ensino da PM coordenar as 27 unidades do Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG) e também dar prosseguimento ao processo de implantação dos 14 CPMGs já autorizados pelo Governo de Goiás.

Raquel Teixeira agradeceu a importante contribuição do coronel Mota e elogiou o trabalho realizado por ele, que se destacou não só pela consolidação das escolas militares no Estado, como também por sua expansão. “Quando o coronel Mota assumiu o Comando de Ensino da PM, em 2013, Goiás contava com apenas seis CPMGs e hoje nós contamos com 27, além das 14 em fase de instalação. Sob a coordenação do coronel tivemos uma melhoria significativa na qualidade do ensino, com centenas de alunos aprovados no ensino superior por meio do Enem e que se destacaram também em olimpíadas de conhecimentos, como de matemática, português, física e astronomia. O trabalho dele foi fantástico”, destacou a secretária.

Homenagem

Por sua grande contribuição à Polícia Militar de Goiás e aos CPMGs, o coronel Mota recebeu várias homenagens. Entre elas um vídeo narrando fases de sua trajetória profissional e pessoal e uma apresentação de catira com os alunos do CPMG Manoel Vilaverde, de Inhumas.

Sobre a indicação do novo comandante de ensino, a secretária Raquel Teixeira fez questão de destacar que foi uma escolha muito feliz. “Anésio tem um perfil jovem e inovador; é muito competente e tem um currículo muito bom. Essas qualidades vão nos ajudar a avançar ainda mais na melhoria do ensino e no processo de implantação das 14 novas unidades militares”.

Esta não será a primeira vez que a professora Raquel e Anésio trabalharão em parceria. A secretária lembrou que, no final da década de 90, o tenente coronel Anésio atuou como chefe da Divisão de Ensino do CPMG Polivalente Vasco dos Reis, no Setor Oeste. “Essa experiência anterior, aliada ao currículo que ele tem, com certeza, vai contribuir para uma gestão de sucesso à frente dos colégios militares de Goiás”, comentou a secretária.

O novo comandante de ensino militar de Goiás tem 42 anos, sendo 27 deles dedicados à corporação. Casado e pai de dois filhos adolescentes, é bacharel em Direito e tem diploma de licenciatura plena em Educação Física. Seu currículo inclui ainda diversos cursos de especialização na área de ensino. Segundo ele, entre suas metas no novo cargo estão melhorar ainda mais o processo de ensino aprendizagem e garantir a qualidade das unidades em fase de implantação.

A solenidade de transferência de comando contou com as presenças de alunos dos colégios militares de Goiânia e Inhumas, policiais militares, diretores dos CPMGs, deputado estadual Virmondes Cruvinel; Ester Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE); subsecretárias regionais da Seduce Sonja Maria Lacerda (Anápolis) e Nanci Moreira Arataque Duarte (Inhumas); além do subsecretário da Secretaria de Segurança Pública e Justiça, Edson Costa de Araújo; e do comandante geral da Polícia Militar de Goiás, Divino Alves de Oliveira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo