Circuito Gastronômico em Pirenópolis vai de hoje a domingo

A partir de hoje (16/6), até o domingo,19, a cidade de Pirenópolis recebe a 11ª edição do Festival Gastronômico, que integra o Circuito goiano de festivais. Na programação, constam a participação de chefs de renome nacional e internacional, que dividirão espaço e experiência com reconhecidos chefs da culinária regional. Estão programadas aulas-show, oficinas e visitas monitoradas a empreendimentos locais que trabalham com agricultura familiar.

O Teatro Sebastião Pompeu de Pina vai receber a Cozinha Show, onde serão preparados os mais variados pratos ensinados pelos experientes chefs. O entroncamento do Teatro com o Cinema também receberá uma ilha gourmet para sediar oficinas. A praça central abre espaço para a instalação da Feira Gastronômica e do Palco de atrações musicais que irão animar as noites do evento.

Estarão representadas a comida do sertão, a doçaria goiana e os diferentes tipos de arroz característicos da culinária local. Além de aprender sobre o preparo de diferentes pratos, os participantes também contarão com o envolvimento de 35 restaurantes da cidade que integram o Festival, e preparam novidades para incluir em seus cardápios. Para identificá-los, basta procurar o banner. Uma programação paralela ao evento vai promover vivências em empreendimentos que têm na sua base a agricultura familiar. Constam no roteiro a Fazenda Babilônia, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo e o Santuário Avalon. Durante as visitas, será servido um brunch com produtos locais e orgânicos preparados por chefs locais.

Preparativos

O Sebrae promoveu uma rodada de negócios entre empresários participantes do Circuito e os produtores locais para estimular a utilização dos produtos da região e fortalecer a parceria da cadeia produtiva gastronômica. Em outra frente, o Senac trabalha na qualificação operacional de auxiliares de cozinha com vários cursos que vão desde a montagem de pratos até o atendimento ao cliente. Também são envolvidos cozinheiros e merendeiros locais que são instruídos a trabalhar com o reaproveitamento dos alimentos. Com isso, o festival ainda contribui para a melhoria nutricional do cardápio oferecido aos estudantes, ao longo do ano.

A Abrasel, que também é parceira do festival, tem articulado ações como oficinas de harmonização e produção colaborativa de cervejas engajando empresários e chefs em torno da produção artesanal do produto e sua utilização em diferentes pratos. Como parte do engajamento social do evento, a Feira Gastronômica foi composta por produtores locais, entre agricultores familiares, quitandeiras, doceiras e artesãs autônomas que terão a oportunidade de comercializar sua produção.

As quatro noites do Festival serão celebradas com shows musicais no palco montado na Praça Central. Para abrir o evento, Débora di Sá e Karine Serrano foram escaladas, e na sequência Kleiton Moog e banda. Na sexta-feira, dia 17, o show será comandado por Casa Bizantina e TNY, seguido pela discotecagem do DJ Múcio Guimarães e acrobacias de Débora di Sá. No sábado, dia 18, a apresentação será de Marcus Biancardini e Nila Branco, seguidos pelo DJ Múcio Guimarães e Débora di Sá. E para encerrar, no domingo tem show com o cantor Jorge Aragão.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo