Cidade de Goiás abre Circuito Gastronômico 2016

A cidade de Goiás foi escolhida pela Goiás Turismo para abrir o Circuito Gastronômico 2016. O evento na cidade será de 25 a 29 de maio, em pleno feriado de Corpus Christi. A antiga Vila Boa vai promover a exaltação da culinária regional, respeitando neste ano a escolha de três ingredientes principais: arroz, carne e açafrão, que devem estar presentes – ao menos um dos elementos – tanto em pratos salgados quanto doces. A maior parte da programação acontecerá no Largo da Carioca, às margens do Rio Vermelho. Em meio a sombra das árvores serão instalados a Vila Gastronômica e o espaço das aulas-show, que contam com a participação de renomados chefs goianos e de relevância nacional.

A abertura será na quarta-feira, dia 25 de maio, a partir das 18 horas, no Palácio Conde dos Arcos, quando será realizado o Festim. Na ocasião, os participantes podem degustar os pratos que formarão o cardápio dos restaurantes da Vila Gastronômica durante o Festival. A abertura é organizada pela Associação de Restaurantes, Pousadas, Hotéis e similares de Goiás (Arphos). Na quinta-feira, dia 26, têm início as aulas-show durante o dia, enquanto à noite são realizadas as apresentações musicais junto à abertura dos restaurantes que compõem a Vila Gastronômica.

Preparativos

Nesta semana que antecedeu o Festival, de 16 a 18, foi oferecida uma capacitação técnica aos auxiliares, cozinheiros, proprietários de restaurantes e de pousadas. A intenção da Goiás Turismo foi fortalecer seus parceiros e a rede de hotéis e restaurantes locais sobre composição dos pratos, elaboração de cardápios e melhor aproveitamento dos alimentos. Foram abordados ainda, o aperfeiçoamento de garçons, o atendimento ao cliente e a gestão de custos. Aos empresários do ramo, foi concedida uma mini consultoria sobre adequação de espaços e melhor apresentação do ponto comercial.

Além de contribuir para a disseminação de práticas gastronômicas transmitidas por grandes chefs, o Circuito Gastronômico Goiás vai dar enfoque para a sustentabilidade dos processos produtivos dos alimentos. Portanto, os ingredientes selecionados para as receitas serão acompanhados de perto, desde a sua produção até a chegada na mesa. A intenção é valorizar a variedade local de alimentos, os métodos e processos utilizados, respeitando as características de cada cidade que receberá o festival.

Para este ano, cinco festivais gastronômicos estão programados. Após a abertura na cidade de Goiás, o próximo será em Pirenópolis, de 16 a 19 de junho. Em agosto, o evento segue para a cidade turística de Caldas Novas, de 11 a 14. Na capital, a realização será em plena semana do aniversário, de 21 a 24 de outubro. E para encerrar, a região da Chapada dos Veadeiros recebe o evento de 9 a 12 de dezembro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo