CGE se habilita a buscar apoio técnico e financeiro do Banco Mundial

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás supera mais uma etapa no cumprimento de requisitos previstos na parceria firmada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) com o Banco Mundial, com o objetivo de obter apoio técnico e financeiro para aprimorar as atividades de controle interno. A especialista em gerenciamento financeiro do Banco Mundial, Maria João Pagarim Ribei Kaizeler, afirmou que somente a CGE-Goiás cumpriu até agora todos os prazos e requisitos estabelecidos pela instituição, habilitando-se a dar sequência ao processo. A informação foi repassada ao secretário-chefe da CGE, Adauto Barbosa Júnior, na quinta-feira (17/3), em Brasília, no primeiro dia da 18ª Reunião Técnica do Conaci.

O próximo passo será o envio do Plano de Metas já elaborado pela CGE, o que deverá ocorrer na próxima semana. A parceria do Conaci com o Banco Mundial foi firmada em 2014 e até agora já houve etapas de treinamento de servidores para execução projeto, avaliação interna de Controladorias de Estados Pilotos e avaliação interna de outro grupo de dez Controladorias, dentre elas a CGE-Goiás, incluindo a validação recíproca entre elas. Goiás validou o Distrito Federal e vice-versa. Após essas etapas, a CGE-Goiás trabalhou na elaboração do Plano de Metas, que inclui planilhas de atividades e custos. No período de 17 a 20 de maio, o Banco Mundial realizará seminário em Brasília para avançar na discussão das parcerias com o Conaci.

O que se busca com o convênio, conforme explica Adauto Barbosa, é modernizar as áreas de controle interno dos Estados, através da implementação de altos níveis de auditoria interna, aperfeiçoamento da governança e gerenciamento de riscos. O sistema proposto é o Modelo de Capacitação das Auditorias Internas (Internal Audit Capabality Model – IA-CM), estabelecidas pelo Banco Mundial, que regula práticas profissionais e procedimentos sustentáveis aplicados conforme os padrões internacionais que regem as atividades do setor público.

Reunião Técnica

Ontem e hoje (17 e 18 de março), o Conaci realiza Reunião Técnica em Brasília, evento que reúne representantes de 23 órgãos de controle interno dos Estados Brasileiros e de capitais. No primeiro dia dos trabalhos foram tratadas questões como os desafios de controle interno no atual cenário brasileiro e a necessidade de fortalecimento das instituições públicas e estímulo ao controle social pela população. A abertura contou com a presença do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro e do novo presidente do Conaci, Roberto amoras, que foi empossado no cargo.

Especificamente foram debatidos temas como o marco regulatório do Terceiro Setor, com palestra da professora da FGV e pesquisadora líder do Projeto Estado e Sociedade Civil, que apresentou as considerações da academia sobre as recentes alterações do marco, e com a participação do representante da CGU, Marcos Rezende, que abordou a proposta de regulamentação no âmbito do poder executivo federal. A 18ª Reunião Técnica tem continuidade hoje (18/3) com discussões de outros temas referentes ao fortalecimento do controle interno, bem como para discussões de assuntos administrativos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo