CGE inscreve universitários bolsistas da OVG para curso sobre Controle Social

Até dia 7 de junho, a Controladoria-Geral do Estado estará recebendo inscrições de estudantes universitários beneficiados pelo Programa Bolsa Universitária da Organização das Voluntárias de Goiás, para realização do curso de Controle Social. Esta será a segunda turma a ser treinada, já que as aulas da turma-piloto foram iniciadas no dia 11 de maio. A vantagem para os alunos é que eles poderão utilizar as horas de curso como forma de pagamento da contrapartida que têm de oferecer pela ajuda recebida. As inscrições podem ser feias no site da CGE (www.controladoria.go.gov.br), clicando no ícone Curso sobre Controle Social, na página inicial.

O curso tem duração de 16 horas/aula, mas por se tratar de atividade extraclasse, a carga horária dobra, ou seja, os participantes terão direito a 32 horas para pagamento da contrapartida. As aulas serão ministradas todas as quartas-feiras, das 14 às 18 horas. Os graduandos, de qualquer área de conhecimento, que se inscreverem para esta segunda turma, terão aulas nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho. A primeira turma, já em andamento, teve aulas nos dias 11 e 18 de maio e ainda terão mais duas etapas nos dias 25 de maio e 1º de junho.

Conteúdo

Pelo acordo firmado pela Controladoria com a OVG, o conteúdo do curso tem foco no exercício da cidadania e do controle social. São tratados assuntos como evolução dos direitos; controle institucional e controle social; instrumentos de controle social com destaque para o Portal da Transparência do Governo de Goiás; formas de acionar os órgãos para solicitar informações e fazer denúncias; instrumentos legais que ligitimam a participação popular, dentre eles a Lei de Acesso à Informação e práticas de ética.

Além das 32 horas de contrapartida que os estudantes podem oferecer, há outra chance de aumentar ainda mais esse número de horas. Após a realização do curso, os que se interessarem poderão realizar visitas orientadas aos conselhos escolares selecionados e indicados pela própria CGE para esclarecer e orientar os conselheiros sobre seu papel para acompanhamento, fiscalização e execução de políticas públicas e gastos governamentais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo