CGE inicia amanhã curso sobre Controle Social para alunos do Bolsa Universitária

Começam nesta quarta-feira (11/5) as aulas da primeira turma do curso Exercício da Cidadania, da Ética e do Controle Social, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), destinado aos beneficiários do programa Bolsa Universitária da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A carga horária é de 16 horas, quatro por dia durante quatro quartas-feiras e, por exigir estudos extra-classe, integralizará 32 horas da contrapartida que os estudantes devem prestar pelo benefício recebido, por meio de atividades diversas, incluindo a participação em cursos.

Ao término do curso, que será ministrado também nos dias 18 e 25 de maio e 1º de junho, os alunos concluintes, se desejarem, estarão habilitados a realizarem visitas às escolas da rede pública, sob supervisão da CGE, para realizarem atividade prática de controle social, dividida em duas etapas: a primeira, identificar a aplicação dos conteúdos dos programas de ética e cidadania oferecidos pela Controladoria-Geral da União (CGU), denominado Um por Todos, Todos por Um em escolas mapeadas pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Ministério da Justiça e indicadas para realização destas atividades. A segunda, a realização de reuniões com os membros dos Conselhos Escolares para demonstrar a importância do seu papel no ambiente escolar.

Ação conjunta

Pela abrangência do tema, o controle social permeia a atuação de vários órgãos da administração pública, como é o caso da CGU, da Secretaria da Fazenda e da própria Secretaria da Educação. Na execução desta iniciativa resultante de parceria da CGE com a OVG, todos esses órgãos atuarão conjuntamente.  A Sefaz contribuirá com a ministração de duas palestras cujo tema remete ao controle social no contexto da educação fiscal; a CGU falará sobre o programa Um por Todos, Todos por Um e a Secretaria da Educação discorrerá sobre a atuação dos Conselhos Escolares.

Nesta quarta-feira, as atividades serão iniciadas às 8 horas na sala de treinamento no mezanino do restaurante do complexo fazendário, com o tema Controle Social no Contexto da Educação Fiscal, a cargo da Sefaz. No dia 18, no mesmo local, Cidadania e Controle Institucional, pela CGE. Dia 25, Controle Social, também sob responsabilidade da CGE e no dia 1º de junho, Exercício da Ética e do Controle Social, a ser tratado pela CGE, CGU e Secretaria da Educação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo