CGE adota novo Manual de Auditoria Governamental
Já está em vigor o novo Manual de Auditoria Governamental elaborado e oficializado pela Controladoria Geral do Estado, instrumento que servirá de orientação para todos os servidores que atuam na área de auditoria no âmbito do Poder Executivo. Após ampla discussão com técnicos da Pasta, reavaliação de procedimentos já utilizados e busca de novas informações na União e em outros Estados da Federação, a CGE elaborou o Manual que já está em vigor por força da Instrução Normativa nº 10, de 12 de dezembro de 2012.
O Manual estabelece conceitos fundamentais da auditoria governamental, fluxos detalhados dos procedimentos e os papéis de trabalho utilizados nas auditorias no âmbito da administração pública estadual. Os principais objetivos são a padronização dos trabalhos, busca de maior eficiência e eficácia na tarefa desempenhada pela Controladoria Geral do Estado com base na legislação que instituiu as suas competências como órgão de controle interno. A CGE enviou cópias do Manual ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Éliton de Figueiredo e disponibilizou o conteúdo no site www.cge.go.go.gov.br, na seção Biblioteca, na subseção Manuais CGE.
Para elaborar o novo Manual, a CGE buscou conteúdos de organismos estaduais, federal e internacional, promovendo as adaptações às peculiaridades da administração estadual. O conteúdo-base foi elaborado com observância das Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União; do Manual de Procedimentos da Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina; do Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (Controladoria Geral da União); das normas de auditoria de fontes internacionais, em especial as Normas Internacionais de Auditoria das Entidades de Fiscalização Superior e da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores. Esse conjunto de normativas constitui uma coleção completa e atualizada de normas profissionais e de melhores práticas para auditores do setor público, agora disponível para os técnicos de Goiás.