Central de Flagrantes vai agilizar o serviço da polícia

Nos próximos dias será inaugurada a Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão. Localizada entre o Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia de Investigação Criminal (Deic), na Cidade Jardim, em Goiânia, a Central representa um marco para a área de Segurança Pública em Goiás. Segundo o delegado regional da Polícia Civil responsável por Goiânia, Alexandre Lourenço, o novo espaço garante mais agilidade e eficiência para todos os envolvidos no processo do flagrante (profissionais, vítima e testemunha). “Vamos conseguir desenvolver um trabalho de melhor qualidade para que lá, na condenação final, o juiz tenha os elementos suficientes para que ele exerça o trabalho dele”.

Segundo Alexandre, o maior benefício para toda a população será a volta dos profissionais mais rapidamente às ruas após o relato do flagrante. “O policial militar que fez a ação em flagrante chega a polícia, promove o relato que avistou na rua e volta à rua para trabalhar. Ele não tem que continuar até finalizar o processo”. Em no máximo uma hora, o policial que relatou o flagrante já estará novamente na rua.

A Central

A Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão possui área total superior a 4,7 mil m², com cinco cartórios, sala de convivência, refeitório e toda infraestrutura necessária para o atendimento ao público.

Foi construída com recursos de R$ 1,7 milhão de convênio da Polícia Civil com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Esse é o segundo prédio da PC erguido com esse tipo de parceria. O primeiro foi a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), também em Goiânia.

A Central aglutina o trabalho de flagrante que antes era realizado em quatro Distritos policiais (1º, 5º, 8º e 20º) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). No local, o trabalho é realizado por quatro delegados, 10 escrivães e 25 agentes, na escala de 24 por 72 horas, o que assegura um atendimento de excelência e ininterrupto à população.

A transferência dos flagrantes para a Central também “desafoga” o atendimento e trabalho de registros de boletins de ocorrências (BOs) e termos circunstanciados de ocorrência (TCOs), entre outros, nos quatro distritos e na Deam.

A localização estratégica da Central – próxima ao IML e ao Complexo de Delegacias Especializadas da Polícia Civil de Goiás –, possibilita maior rapidez no trabalho de registro de flagrantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo