Celg orienta para consumo consciente durante estiagem

Aumento da temperatura e baixa umidade do ar são as principais características do período de estiagem. A Celg Distribuição lembra que as principais consequências do clima seco para a economia domiciliar são o aumento do consumo de energia, que implica em uma conta maior a pagar, e os focos de incêndios, que podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica, caso o fogo atinja as linhas e redes de transmissão ou as subestações. Para saber como agir nestas situações, a Celg D dá algumas dicas.

Com o aumento da temperatura a tendência é o uso mais frequente dos aparelhos de ar-condicionado e ventilador, portanto, ao sair do ambiente desligue os equipamentos. O consumidor deve ficar de olho também na quantidade e no tempo dos banhos para não ter surpresa ao receber a conta, alerta.

De olho na conta

É importante que os clientes conheçam a composição da fatura de energia. Além do consumo, tem os encargos com a distribuição e também tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pago ao Governo do Estado; o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição sobre Operações Financeiras (Cofins), a bandeira tarifária, pagos ao governo federal e a CIP – Contribuição de Iluminação Pública. O aumento do consumo implica diretamente no valor dos impostos e encargos cobrados. Outro detalhe que deve ser observado na conta de luz é a quantidade de dias faturados, que pode variar de 27 a 33 dias, de acordo com o calendário de leitura e faturamento da concessionária.

A Celg D chama a atenção para algumas atitudes simples que podem ser adotadas para evitar surpresas na hora de pagar a conta. Segundo o alerta, os vilões do aumento de consumo são os equipamentos de refrigeração de ambientes e de conservação de alimentos. Outra dica é decidir primeiro o que quer e só depois abrir a geladeira ou o freezer para pegar; e fechar o mais rápido possível para evitar a entrada de ar quente que faz o motor usar mais energia. A Celg também recomenda fechar bem as portas e janelas quando o ar-condicionado estiver ligado.

Como em qualquer época do ano, outras medidas para economizar energia também são lembradas: evitar acender lâmpadas durante o dia; pintar as paredes internas de cores claras para potencializar a iluminação natural; utilizar o chuveiro elétrico na posição intermediária; desligar televisão, rádio, ar-condicionador; ventilador e outros eletrodomésticos quando ninguém estiver usando.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo