Casos de dengue crescem 53% em Goiás em 2015

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) notificou 187.448 casos de dengue até o dia 26 de dezembro deste ano, quantitativo que representa um avanço de 53,37% em relação ao mesmo período de 2014. De acordo com o Boletim Semanal da Dengue, referente à Semana Epidemiológica 51, até agora foram confirmadas 81 mortes relacionadas à doença. Outras 45 mortes estão sendo investigadas.

Em números absolutos, Goiás é o Estado onde foi notificado o maior número de casos de dengue no País, de acordo com os registros do Ministério da Saúde. A grande quantidade de notificações está intimamente ligada à alta infestação do Aedes aegypti, inseto que transmite outras doenças graves, como a chikungunya e a zika. Na tentativa de reverter este quadro e garantir a saúde da população, o Comitê Executivo Estadual contra o Aedes – integrado pela SES e por várias instituições e entidades parceiras – realizará nos dias 6 e 8 de janeiro um mutirão contra o Aedes em 75 municípios.

A ação compõe uma das metas do movimento Goiás contra o Aedes, lançado pelo governador Marconi Perillo. Equipes compostas por profissionais de saúde, bombeiros militares e voluntários vistoriarão residências, imóveis comerciais e lotes baldios na tentativa de localizar e exterminar os focos do Aedes aegypti. Além disso, informarão os moradores e ocupantes dos imóveis quanto à necessidade de realização da ação contínua.

O Boletim Semanal da Dengue demonstra que Goiânia é o município com maior número de casos. Na sequência vêm Aparecida de Goiânia, Anápolis, Jataí, Rio Verde, Mineiros, Goianira, Goiatuba, Valparaíso de Goiás e Ceres. Dos 187.448 casos notificados até agora, 95.013 foram confirmados por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo