Campanha Setembro Verde estimula a doação de órgãos em Goiás

A Central de Transplantes, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza hoje (5/9), no auditório Valéria Perillo do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), a solenidade de abertura da campanha “Setembro Verde”, em alusão ao mês de conscientização sobre a importância de se tornar doador de órgãos e tecidos. O tema deste ano é “Família: onde a vida começa e o amor não tem fim”.

Durante o mês de setembro, hospitais e diversas instituições de Goiânia serão iluminados de verde em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos (27 de setembro). “É importante lembrar que esta data é destinada a homenagear àqueles que compartilharam esperança com pessoas que esperavam por uma nova chance de viver”, diz o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

De acordo com a Central de Transplantes de Goiás, hoje existem entre os receptores inscritos: 729 para recepção de córnea, 357 para rim, 4 para coração e 6 pâncreas-rim. Essa fila é dinâmica, pois a cada dia tanto transplantes quanto novas inscrições são realizadas. Em Goiás são credenciados para realização de transplantes: do coração – Hospital Lucio Rebelo e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia; rim – Hospital Santa Genoveva, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Hospital Geral de Goiânia; conjugado pâncreas-rim – Hospital Santa Genoveva; e córnea – 17 estabelecimentos, entre particulares, conveniados e SUS.

A Campanha Nacional de Doação de Órgãos tem como base a Lei Federal número 11.584, de 28 de novembro de 2007, que instituiu 27 de setembro como o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Ao longo do mês, são realizadas no Brasil diversas ações para sensibilizar os cidadãos sobre a importância de, em vida, manifestar aos familiares o desejo de doar órgãos e tecidos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo