Caminhada marca início do Encontro de Bacias Hidrográficas em Caldas Novas

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) começou no domingo de manhã (4/10) com uma caminhada que reuniu representantes de comitês de todo o País. Os participantes saíram do chafariz no centro da cidade de Caldas Novas e se dirigiram até o Centro de Convenções, onde o encontro se realiza ao longo desta semana. O objetivo da caminhada foi chamar a atenção da população sobre a crise hídrica que afeta o Brasil, além de envolver os participantes em uma primeira ação conjunta.

Em seguida, todos os representantes dos comitês colocaram água de suas respectivas bacias hidrográficas em um grande aquário. “A água é um símbolo muito forte em solenidades em toda a história da humanidade”, disse o presidente do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Afonso Henrique de Albuquerque Júnior. Na ocasião, cada comitê trouxe uma garrafa d’água dos principais mananciais que compõem as mais de 210 bacias representadas no Encob, simbolizando que o Brasil é uma grande bacia hidrográfica. De Goiás, participaram os presidentes dos comitês do rio Vermelho, Meia Ponte, Rio dos Bois, Baixo Paranaíba e rios São Marcos, Corumbá e Veríssimo.

A programação do domingo teve seminário sobre Água, Comunicação e Sociedade, promovido pela Agência Nacional das Águas (ANA), e o encontro das Águas de Goiás (Enago), promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). A abertura oficial está marcada para hoje à noite (5/10), com presença do governador do Estado, Marconi Perillo. O Encob é realizado pelo Fórum Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, com apoio da Secima e do Governo de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo