Caminhada lembra importância da prevenção ao diabetes e ao câncer de próstata

Nesta segunda-feira, 30, o Ipasgo promove uma caminhada em lembrança ao Novembro Azul. Em todo o mundo a cor azul é usada nas campanhas de prevenção ao câncer de próstata e o diabetes, e no Brasil o mês é dedicado à promoção de iniciativas que lembrem a importância de se antecipar à ocorrência e/ou da detecção precoce das enfermidades. E o Instituto, responsável pela assistência à saúde de cerca de 600 mil pessoas, não poderia ficar de fora dessa campanha. A concentração será no calçadão do Parque, em frente à guarita do Instituto. A caminhada terá início às 9 horas.

Mas não é só no Novembro Azul que o Ipasgo se preocupa com a prevenção. O Instituto tem uma política de saúde preventiva, que promove ações durante todo o ano. Atualmente são grupos de apoio às gestantes, de combate ao tabagismo e controle da obesidade, além da prevenção oral, feita pela rede credenciada. E em 2016 terão início os grupos de prevenção ao diabetes e à hipertensão.

Números – Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes já são mais de 12 milhões de pessoas com diabetes, muitas sem diagnóstico e a maioria com controle inadequado, tendo que lidar com as graves consequências dessa situação.

Já o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), no Brasil, segundo o INCA, o Instituto Nacional do Câncer. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Campanha

Aproveitando a mobilização dos colaboradores e usuários para a caminhada, também será realizado na mesma data, o dia “D” de doações para a campanha de ajuda às vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais, que está sendo desenvolvida pelo Ipasgo. A ideia é que neste dia as pessoas façam um exercício conjunto de prevenção e de solidariedade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo