Bombeiros lançam Operação Cerrado Vivo nesta terça

Com foco na prevenção de incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros de Goiás  lança nesta terça-feira (9/8), no Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar, em Goiânia, a Operação Cerrado Vivo 2016. Também será apresentado à imprensa o planejamento estratégico das ações contra as queimadas e a utilização do sistema de geoprocessamento durante a Cerrado Vivo.

A corporação promoverá ainda uma exposição de materiais e uma demonstração de combate a incêndio em vegetação com o Helicóptero Bombeiro 1 utilizando o bambi bucket, ferramenta extremamente eficiente para a contenção de incêndios. Além disso, a partir das 12 horas, o Corpo de Bombeiros distribuirá cartilhas educativas para conscientizar a população sobre os danos causados pelas queimadas. O material será distribuído nas barreiras rodoviárias.

Neste período de estiagem e baixa umidade relativa do ar, a ação dos bombeiros será intensificada em todo Estado. Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros Militar já desenvolve ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas reservas unidades de conservação (UC) – reservas ecológicas, área de preservação permanente, parques etc. Os objetivos são preservar a fauna e flora, evitar acidentes automobilísticos e danos às pessoas e ao patrimônio.

O Corpo de Bombeiros alerta para o crescimento do risco das queimadas, pois os meses de julho agosto e setembro são o período do ano em que ocorrem mais incêndios no Estado. Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, por isso é preciso desestimular essa prática. As queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. É importante destacar que ao observar as ocorrências atendidas pela Corporação é possível afirmar que quase todos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo