Bombeiros debatem segurança de vidas, meio ambiente e patrimonial

O que há de mais moderno em equipamentos e tecnologias para salvamento de vítimas de incêndio, afogamentos, acidentes de carros e muito mais, pode ser conferido no 15º Seminário Nacional dos Bombeiros, em Goiânia. O Senabom começou na quarta-feira (11/11) e prossegue até esta sexta-feira na área dois da PUC, no Jardim Mariliza. O evento é aberto ao público e entrada franca. A abertura do encontro, na noite de quarta-feira, foi presidida pelo governador Marconi Perillo.

Bombeiros, brigadistas, engenheiros e arquitetos, profissionais de saúde e de segurança contra incêndio e pânico, de várias partes do Brasil e do mundo, além de visitantes, prestigiam o evento. Prevenção e combate a incêndio, salvamento de vidas, preservação do meio ambiente e patrimonial são alguns dos temas debatidos durante os três dias de seminário, onde também ocorre troca de experiências operacionais e de competições entre os bombeiros.

Senabom antecipa novidades e tendências do mercado de segurança e prevenção. O evento é apontado como um centro gerador de negócios, de informações e da difusão da cultura preventiva para o setor. Especialistas nacionais e estrangeiros apresentam trabalhos técnicos em palestras e mesas redondas. Novas tecnologias de extintores de incêndios e robótica aplicada ao trabalho dos bombeiros estão entre os temas abordados e debatidos no evento.

Equipamentos

Entre os mais de 70 expositores são apresentados equipamentos como desencarceradores, utilizados no resgate a vítimas de acidentes, sinalizadores, roupas que utilizam a mais alta tecnologia e que permitem aos bombeiros entrar em locais com temperaturas em torno de 300 graus centígrados. “Essas roupas podem ser experimentadas por qualquer visitante, que pode verificar o peso do equipamento, grau de segurança e confiabilidade, já que o adentramento experimental a uma área em chamas também pode ser feito, com toda a segurança e monitoramento adequados para o público visitante”, explica o coronel Dewislon Adelino Mateus.

Escadas magirus de salvamento a vítimas de incêndios com 60 metros de altura, helicópteros modernos, viaturas e caminhões de combate a incêndio, atraem visitantes pela curiosidade, beleza e capacidade tecnológica dos equipamentos. Uma das atrações do evento é a apresentação de um robô que atua no combate a incêndios. “É um equipamento de origem alemã que possibilita intenso combate a chamas de alta complexidade, como em casos de incêndios em indústrias, por exemplo, e que é capaz de chegar a locais de temperaturas extremamente elevadas, onde pessoas jamais conseguiriam chegar”, explica o coronel.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo