Balada Responsável conscientiza alunos dos cursos de formação de motoristas


 

O trabalho de conscientização dos condutores quanto aos malefícios da combinação álcool e direção, realizado pelo programa Balada Responsável, passou a ter maior abrangência. Além de abordar as pessoas em locais públicos e nas blitzes, as orientações agora também são levadas para os alunos dos Cursos de Formação de Condutores (CFC’s A), cursos de reciclagem e os cursos especializados, voltados a profissionais da direção.

A iniciativa da Gerência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores teve início há cerca de um mês e tem foco inicial nos cursos ministrados em Goiânia. Segundo a instrutora de trânsito Regina Lúcia Siqueira da Costa, a ação junto aos CFC’s tem o objetivo de sensibilizar os futuros condutores, para que tenham consciência das implicações decorrentes do consumo de bebida alcoólica antes de dirigir.

Já nos cursos de reciclagem e nos cursos especializados, dos quais participam motoristas profissionais, a instrutora ressalta a importância do trabalho de informá-los sobre os riscos do consumo de álcool antes de dirigir, bem como das consequências legais, como a autuação e suspensão do direito de dirigir.

Mesmo que proibição de dirigir após o consumo de álcool seja algo amplamente divulgado, segundo Regina, é possível perceber, tanto nos cursos de reciclagem como nos especializados e os de formação, que existem muitos condutores e futuros condutores que não estão plenamente cientes da legislação que trata do tema. Por isso, ela destaca a importância do trabalho educativo do programa Balada Responsável.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo