Avaliação do movimento “Goiás contra Aedes” será feita pelo governador Marconi Perillo nesta quinta-feira

A Secretaria  da Saúde  (SES-GO), que decidiu erradicar o Aedes  de Goiás, realiza no dia 28 de janeiro, no Auditório Lago Azul, do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, dois encontros com o objetivo de avaliar e definir novas estratégias para combater o Aedes no Estado.

Na primeira reunião, prevista para acontecer a partir das 10 horas, estarão presentes secretários municipais de Saúde, profissionais da SES (incluindo os coordenadores das 18 Regionais), o Corpo de Bombeiros/Defesa Civil (incluindo as suas 40 regionais) e profissionais que participaram ativamente da primeira fase da força-tarefa, quando cada domicílio de 230 municípios foi visitado com o objetivo de se eliminar focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikugunya. Entre tais profissionais destacam-se os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde.

Já o segundo encontro, que acontecerá às 14 horas, terá as presenças do governador Marconi Perillo, dos secretários e presidentes das autarquias que compõem o Comitê Executivo de Combate ao Aedes, que são a Saúde, Educação, Cultura e Esportes, a de Gestão e Planejamento, a de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, a de Segurança Pública e Administração Penitenciária, a da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, da Agência Goiana de Transportes e Obras e do Saneamento de Goiás, dos prefeitos dos municípios de todo o Estado, dos secretários municipais de Saúde, e de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Haverá o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e da Centrais Elétricas de Goiás.

O movimento Goiás contra o Aedes terá o primeiro ciclo realizado nos 246 municípios goianos ao longo do mês de janeiro. Depois os municípios serão visitados novamente, nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho. Ele é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar/Defesa Civil e com as Prefeituras Municipais, com o propósito de erradicar os focos do Aedes aegypti em todo o território goiano e, desta forma, prevenir de forma intensiva as doenças transmitidas pelo mosquito. “Nossa meta é ousada, mas a única forma de garantir a saúde da população é trabalhar para eliminar o Aedes em nosso Estado”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

Ao realizar as vistorias de casa em casa nos municípios goianos ao longo do mês de janeiro, as equipes compostas por profissionais de saúde, bombeiros, voluntários e integrantes de entidades civis se depararam com alguns entraves que interferiram no pleno êxito da ação. Um destes obstáculos foi a existência de imóveis fechados, ausentes de moradores. Na reunião, os gestores e profissionais elencarão e proporão medidas para resolver esta questão. Uma delas seria o uso de autorização judicial para a entrada nas residências e imóveis comerciais fechados.

Outro fator que compromete a ação é o fato de algumas casas do interior serem ocupadas e administradas por idosos, que, não raro, apresentam dificuldades em desenvolver uma rotina de limpeza para prevenir a formação de criadouros. Em uma única residência localizada no município de Itauçu, onde mora uma idosa com problema psiquiátrico, por exemplo, os agentes de endemias detectaram sete focos do Aedes.

Os profissionais e secretários municipais também debaterão e apresentarão as soluções para eliminar os focos do Aedes aegypti presentes em imóveis públicos e privados, entre os quais cemitérios e ferros-velhos. Além disso, informarão a importância do preenchimento minucioso e integral da ficha de inspeção em cada um dos imóveis vistoriados. O documento é fundamental para o mapeamento da situação no município.

Comitê de Mobilização

A reunião que acontecerá a partir das 14 horas, na qual estarão presentes o governador Marconi Perillo, prefeitos, secretários municipais de Saúde e outras autoridades, terá os propósitos de avaliação, de valorização e expansão da força-tarefa. Ela terá como ponto importantíssimo o fato de que os prefeitos deverão receber uma carta com a situação encontrada em seus municípios em janeiro de 2016, assim como o lançamento do Comitê Estadual de Mobilização Social contra o Aedes, a ser integrado por representantes de 50 instituições e entidades civis, entre as quais universidades, igrejas, sindicatos e associações de moradores.

Na ocasião, será apresentada aos participantes uma síntese das mais importantes e diferenciadas ações realizadas no primeiro mês do movimento. O secretário Leonardo Vilela apresentará um cenário da ação com seus desafios e próximos passos, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbinger Júnior, fará uma abordagem sobre as atividades desenvolvidas pelos Postos de Comandos em todos os municípios durante as ações e a importância e pertinência desta estratégia. Tais centros de comando são responsáveis por coordenar a operação, garantir todo o suporte técnico e mapear os dados de todas as equipes que se deslocaram aos imóveis e os enviar para a Sala de Gerenciamento de Crises, instalada na sede da SES-GO.

O Governo do Estado de Goiás estará agradecendo a imensa participação dos gestores municipais, isto é, prefeitos e prefeitas, à frente da operação de combate ao Aedes em seus municípios.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo