Programa ‘Estudantes de Atitude’ da CGE inspira projeto similar em São Paulo

Modelo que estimula a participação cidadã dos alunos nas escolas públicas de Goiás foi elogiado pelo controlador-geral municipal paulista, que decidiu levar a ideia para a cidade mais populosa do país

A Controladoria-Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançaram de forma telepresencial, nesta quinta-feira (29), o programa “Estudantes em Ação”. Resultado da cooperação entre os gestores da capital paulista e o Governo de Goiás, o projeto segue o padrão do “Estudantes de Atitude”, criado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) em 2019 e que atualmente mobiliza mais de 700 escolas e 38 mil estudantes goianos.

“Conheci o projeto goiano durante o Encontro do CONACI, em São Luís, e decidi trazer a iniciativa para São Paulo, com a consultoria da CGE-GO e o apoio da nossa SME”, explicou o controlador-geral do município de São Paulo, Daniel Falcão. “Fizemos um termo com a Controladoria de Goiás, estudamos a metodologia deles, tivemos diversas reuniões com a Educação para chegar ao dia de hoje”, comemorou.

O controlador-geral de Goiás, Henrique Ziller, explicou que o grande diferencial do projeto é a mudança que ele proporciona, tanto na perspectiva dos alunos quanto dos professores. “Na medida em que o estudante percebe uma relação de pertencimento com o equipamento público, no caso a escola, há uma série de transformações que ocorrem nas suas atitudes, comportamentos e nas suas relações”, avaliou.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi representada pelo chefe de gabinete da pasta, Omar Cassim Neto, que frisou o potencial dos dois projetos em impactar os cidadãos. “Esta participação social e o senso de coletividade tem um condão de mudar o contexto escolar no município paulista e em toda a comuidade”, apontou.

Palestras – Após a abertura, os participantes do encontro virtual acompanharam duas palestras. Na primeira, o subcontrolador de Participação Cidadã e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho, contou como foi o desenvolvimento do projeto goiano e os resultados das primeiras edições. Em seguida, a diretora da Divisão de Fomento ao Controle Social da Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria de São Paulo, Glaucia Neix, esclareceu os detalhes e as regras do projeto no município.

Gamificação e premiação – Assim como em Goiás, a versão paulista também premiará práticas que promoverão ações transformadoras no contexto escolar, baseadas no exercício da cidadania ativa, participação social, controle social, direitos humanos e cultura da paz e da coletividade. A competição terá o mesmo padrão de formação de times e avaliações, mas as premiações serão distribuídas entre os dez primeiros colocados em duas categorias: Escolas e Grêmios Estudantis.

O link da transmissão do lançamento do ‘Estudantes em Ação’ está disponível em: 
https://www.youtube.com/watch?v=xbHrIKYoZ3w
 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo