Projeto “Estudantes de Atitude” é um importante aliado no combate à violência nas escolas
Projeto “Estudantes de Atitude” é um importante aliado no combate à violência nas escolas
Cerca de 38 mil estudantes realizam auditoria cívica nas escolas do estado de Goiás na próxima etapa do programa
Diante do crescente índice de crimes em ambientes escolares, uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), ajuda a transformar essa realidade. O programa “Estudantes de Atitude” é uma iniciativa que vai ao encontro dessas medidas. O programa promove, por meio de uma competição gamificada, a prática da cidadania e a participação social dos estudantes dentro das escolas públicas. Na edição de 2023, participam 780 escolas, 2.340 professores e 38 mil estudantes de todo o estado.
E nesta quarta-feira (19), o programa inicia a terceira etapa, em que os estudantes realizam uma auditoria cívica dentro da escola. Uma equipe da CGE e da Seduc fará uma visita ao Colégio Estadual Professor Wilmar Gonçalves da Silva (CRE-GO), na Vila Morais, a partir das 10 horas, para acompanhar o trabalho.
Sobre o Estudantes de Atitude – “Essa é aquela iniciativa que pode realmente promover uma mudança profunda no sentido de levar o aluno-cidadão a uma conscientização sobre o seu papel social, principalmente em relação ao trabalho conjunto, como equipe”, frisou o subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral da CGE, Diego Ramalho.
A partir de uma auditoria cívica na escola, os estudantes são estimulados a desenvolver atividades relacionadas à transparência, ética, controle social, voluntariado e prevenção à violência. A auditoria cívica tem por objetivo fazer um “raio X” da estrutura física da escola e das relações que a envolvem. Os estudantes desenvolvem a observação, a argumentação e a busca de consenso. Ao conhecer os problemas da escola, os alunos buscam forma de solucioná-los.
Auditoria Cívica
Os times das terão que auditar, até 05 de maio, 13 ambientes e realizar 3 tipos de entrevistas. Sendo os ambientes: Auditório, banheiro, cozinha, parte externa, biblioteca, sala de aula, sala de professores, secretaria, merenda escolar, pátio, quadra de esportes, entrada da escola e sala de informática. Os auditores cívicos realizarão entrevistas com os próprios colegas, professores e diretores.
Para saber mais, acesse https://www.estudantesdeatitude.go.gov.br/2023/