32 municípios participam de mais uma força-tarefa do “Goiás contra o Aedes”


Mais 32 municípios serão palco nesta quinta-feira, 14/01, da quarta força-tarefa de 2016 do movimento “Goiás Contra o Aedes”. As cidades realizarão, simultaneamente, vistorias em todos os imóveis para busca e retirada de criadouros do transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A operação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), tem o objetivo de visitar 3 milhões e 120 mil domicílios em todo o Estado, até 31 de janeiro, e repetir o trabalho nos meses de fevereiro, abril e junho.

Todos os 32 municípios abrangem, aproximadamente, 430 mil habitantes e a expectativa é vistoriar cerca de 105 mil imóveis. As atividades acontecem com a participação das equipes do Corpo de Bombeiros, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, técnicos das regionais de saúde e dos municípios. As atividades continuarão nos dias 19, 21 e 26 de janeiro, quando será fechado o ciclo de mobilizações do mês de janeiro, totalizando a visita aos domicílios dos 246 municípios goianos. A operação de guerra é considerada um trabalho inédito no país.Até o momento, 110 municípios foram vistoriados nas primeiras ações do ano, que

aconteceram entre os dias 6 e 12 de janeiro. Até às 12h45 desta quarta-feira, 13, foram visitados 168 mil imóveis. Desses, em 122 mil os agentes puderam entrar para realizar o trabalho de prevenção e combate, onde foram encontrados 5.357 focos do mosquito.

Números

Goiás registrou, em 2015, 189.030 casos de dengue, com 81 óbitos. Foram notificados 147 casos de chikungunya, sem nenhum confirmado. Também, houve notificação de 81 casos de zika vírus, com 5 confirmados. Um total de 53 casos de microcefalia foram relatados no Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP), sendo que estão em investigação oito casos relacionados ao zika vírus, mas até agora nenhum foi confirmado.

Veja quais cidades serão visitadas nesta quinta-feira (14/01): Leopoldo de Bulhões, Montividiu, Novo Gama, Bom Jesus, Professor Jamil, Aporé, Itapuranga, Cavalcante, Abadiânia, Tuverlândia, Vila Propicio, Trombas, Santa Bárbara, Buritinópolis, Petrolina, Jandaia, Inhumas, Alto Horizonte, Nova Veneza, Nova Iguaçu, Alvorada do Norte, Simolândia, Piracanjuba, Pires do Rio, Arenópolis, Americano do Brasil, Inaciolândia, Vicentinópolis, Rubiataba, Mozarlândia, Aurilândia e Cachoeira de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo