2ª audiência pública do Conselho de Educação debate educação superior

O Conselho Estadual de Educação (CEE) promoveu, na tarde de hoje (19/04), a segunda audiência pública com o objetivo de discutir a nova resolução para a educação superior e do instrumento de avaliação desta educação. O evento foi realizado no auditório do 9º andar do Palácio Pedro Ludovico (PPLT), em Goiânia.

Participaram da audiência pública conselheiros e representantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Faculdade de Anicuns, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Secretaria de Desenvolvimento (SED) e Sindicato das Entidades Mantenedoras da Educação Superior de Goiás (Semesg), além de estudantes universitários.

Na abertura da audiência pública, a presidente do CEE, Ester Carvalho, afirmou que as duas audiências públicas visam ao atendimento de matéria considerada prioritária pelo Conselho, que é atingir a meta de atualizar suas macrodecisões normativas. “Agora é a vez da normatização do ensino superior”, disse. Nesta segunda reunião também estavam presentes representantes de instituições que não fazem parte do sistema de ensino superior do CEE, como Secretaria de Desenvolvimento e PUC-GO, mas cujas contribuições são consideradas importantes, destacou.

Contribuições

Ester Carvalho acrescentou que o Conselho baixou, no dia 1º de dezembro do ano passado, resolução suspendendo por 180 dias a autorização para novos cursos de medicina no Sistema Educativo do Estado de Goiás. Diante desta decisão, foi constatado que seria conveniente atualizar a normativa para todos os cursos superiores e sua forma de avaliação, e não somente para um curso específico, no caso o de medicina. “Queremos colher o máximo de contribuições, que podem ser encaminhadas ainda por email, porque a audiência pública não se esgota aqui neste evento”, afirmou.

O relator da matéria, conselheiro Marcos Antônio C. Torres, informou que na primeira audiência pública, realizada no último dia 15, foram apresentadas cerca de 20 sugestões. Até o momento, por email, chegaram até o Conselho Estadual de Educação outras 25 contribuições. As sugestões podem ser encaminhadas para o emailcomunica.cee@gmail.com até a próxima segunda-feira (25/04). Será elaborado o relatório da nova normativa que irá para votação na reunião do plenário do Conselho no próximo dia 29.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo