SOJA – AGRO EM DADOS / JUNHO 2024
Com a finalização das colheitas da safra de soja 2023/24 em Goiás, observa-se desempenhos de produtividade inferiores aos registrados nas últimas safras em todo o estado, reflexo das condições climáticas adversas ocorridas ao longo do desenvolvimento da cultura. Em algumas localidades, relata-se a incidência de pragas e doenças de final de ciclo, bem como o excesso de chuvas, que comprometem a qualidade do grão entregue aos armazéns.
Em um novo levantamento de áreas realizado pela Conab, houve ajuste para a área cultivada com a oleaginosa em Goiás, incremento de 186,0 mil hectares em relação aos levantamentos anteriores, se tratando de áreas de expansão, porém com baixas produtividades.
As comercializações brasileiras seguem registrando preços melhores ao longo do último mês, movidas principalmente pela alta do câmbio e dos prêmios de exportação. A greve na Argentina – grande exportador mundial de farelo e óleo de soja – também movimenta o mercado dos derivados, com o aumento na demanda dos subprodutos brasileiros.
As primeiras estimativas divulgadas pelo USDA sobre a safra 2024/25 dos Estados Unidos apontam para crescimento na produção e alta nos estoques americanos, com projeções acima do esperado pelo mercado, o que no longo prazo pode refletir em preços baixos, devido ao conforto na oferta do grão.