SOJA – AGRO EM DADOS / JANEIRO 2026
Em dezembro, com a recuperação do regime hídrico, a semeadura da soja em Goiás foi normalizada e concluída, com replantios pontuais em áreas com menor estande. De acordo com a Conab, a maior concentração do plantio nos estágios finais da janela deverá resultar em elevada uniformidade fenológica das lavouras, encurtando o período de colheita. Esse movimento pode concentrar a demanda por fretes em um intervalo reduzido, o que pode pressionar a logística e elevar os custos de transporte.
A projeção da Conab para a safra goiana 2025/26 apresenta redução de produtividade, em comparação à temporada anterior. No entanto, a ampliação da área cultivada garantiu um bom desempenho na produção de soja, movimento semelhante ao observado na safra brasileira. Nesse contexto, as condições climáticas tornam-se determinantes para assegurar uma colheita com qualidade e níveis adequados de produtividade. Soma-se a isso, a possível redução no investimento em adubação e defensivos por parte dos produtores, estratégia adotada para contenção de custos, mas que pode afetar o rendimento das lavouras.
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, os municípios de Rio Verde, Jataí, Cristalina, Montividiu e Itumbiara destacam-se como principais exportadores de soja em grão do estado de Goiás. Esse desempenho está associado, em grande medida, à relevância produtiva desses polos, que concentram também as maiores capacidades estáticas de armazenagem do estado de Goiás, fator estratégico para a eficiência logística, a comercialização na entressafra e a preservação da qualidade do produto.
Conforme previsto na 75ª edição do Agro em Dados, Goiás superou, ainda no acumulado de janeiro a novembro de 2025, o recorde em volume exportado do complexo soja registrado em 2023. No entanto, o grão apresentou desvalorização, atingindo o menor valor por tonelada dos últimos cinco anos, cenário que demanda maior atenção ao mercado e reforça a necessidade de adoção de estratégias de comercialização por parte dos produtores goianos.

COTAÇÕES – Indicador da Soja Esalq/BM&FBOVESPA-Paranaguá (R$/saca 60kg)

SAFRA DE SOJA 2025/26


VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DA SOJA (VBP) – Estimativa 2025

BRASIL – EXPORTAÇÕES DO COMPLEXO SOJA

GOIÁS – EXPORTAÇÕES DO COMPLEXO SOJA




COTAÇÕES – Indicador da Soja Esalq/BM&FBOVESPA-Paranaguá (R$/saca 60kg)

