Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás – PAA Estadual

Foto: Giovanna Curado/Seapa

Edital 2025
Conforme o Edital de Chamamento Público nº 003/2025 (anexo abaixo), o Estado de Goiás irá adquirir alimentos por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea. Os produtos serão ser comprados diretamente de agricultores familiares e entregues a entidades sociais cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), responsáveis pela distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade. A execução do PAA Goiás 2025 será realizada com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás), no valor de R$ 30 milhões.

O edital apresenta os formulários que devem ser preenchidos pelos produtores interessados em participar do programa, além da lista de documentos obrigatórios para habilitação de fornecedores (agricultores familiares) e recebedores (entidades). Também estão disponíveis a lista completa de produtos aceitos e os critérios de pontuação para classificação das propostas.

Entre as novidades desta edição estão o ranqueamento municipalizado, que garante a seleção de, no mínimo, oito agricultores por município com propostas aprovadas, e a ampliação da lista de produtos permitidos. Passam a ser aceitos itens como leite, queijo muçarela, pitaya, filé de tilápia, jabuticaba, tempero caseiro e produtos do extrativismo vegetal reconhecidos pela Portaria MAPA nº 750/2024, como baru, macaúba e mangaba. O valor máximo por proposta aprovada é de R$ 15 mil por agricultor familiar.

A gestão do programa é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a execução é realizada pela Emater Goiás e pela OVG, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), por meio do Goiás Social.

Confira onde estão localizadas as unidades da Emater Goiás espalhadas pelo estado [clique aqui para ver o endereço e telefone dos escritórios da Emater no mapa].

PAA 2025

Anos Anteriores

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo