LÁCTEOS – AGRO EM DADOS / JULHO 2024

No cenário nacional, o preço do leite ao produtor segue com tendência de alta desde o início deste ano, movida pela redução da oferta do leite cru, aliada ao momento de entressafra nas principais regiões produtoras. Com a elevação no preço recebido e a desvalorização do milho, principal insumo para a alimentação, a expectativa é que a oferta se recupere gradualmente.

No primeiro trimestre de 2024, o volume de leite industrializado cresceu 4,8% em Goiás, comparado ao mesmo período do ano anterior, o que se associa ao estímulo à agroindustrialização no estado. Em junho, a indústria de laticínios do estado de Goiás observou um aumento nos preços médios da cesta de derivados lácteos para todos os produtos, comparado com o mês anterior, movido por um leve crescimento na demanda, recuo da captação de matéria-prima e redução dos lácteos importados.

No cenário internacional, as importações de produtos lácteos em Goiás retraíram tanto no acumulado do ano, quanto no mês de maio, sinalizando uma possível mudança no quadro da pecuária leiteira goiana, na disputa com preços pagos no mercado internacional. Enquanto as exportações apresentaram crescimento no mesmo período, ancorada principalmente na comercialização de queijos e creme de leite, o que reforça o espaço para investimento na produção artesanal no estado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo