LÁCTEOS – AGRO EM DADOS / AGOSTO 2024
O preço do leite pago ao produtor segue crescente pelo sétimo mês consecutivo e desde janeiro de 2024 acumula alta de 30,4%, impulsionado pela menor oferta da matéria prima. Com a maior margem proporcionada aos produtores nos últimos meses, a produção de leite cru tende a se recuperar gradativamente, o que pode enfraquecer o movimento altista dos preços.
Em Goiás, para a cesta de derivados lácteos, a indústria de laticínios observou uma queda nos preços médios de todos os produtos, com destaque para o Leite UHT integral, que variou 14,22% negativamente entre junho e julho, reflexo do enfraquecimento do consumo e à pressão exercida pelos canais de distribuição.
No primeiro semestre de 2024, Goiás obteve resultados positivos nas exportações, comparado ao mesmo período do ano anterior, avançando de oitavo para sétimo no ranking nacional de exportações de lácteos, com destaque para queijos, creme de leite e leite condensado, os principais produtos em valor comercializado. Em que pese as importações, o volume importado no período do primeiro semestre foi reduzido, enquanto o valor sofreu um leve ajuste positivo. As principais origens das importações, Argentina e Uruguai, devem iniciar o período de safra, o que aumenta a oferta e a competição com produtos locais.