Crédito Social

Crédito Social
O Crédito Social é uma iniciativa do Governo de Goiás que une qualificação técnica e apoio financeiro para fortalecer a produção rural e promover a inclusão produtiva.
O programa oferece cursos gratuitos nas áreas de Agricultura, Pecuária e Beneficiamento de Alimentos, com foco na capacitação de produtores rurais em situação de vulnerabilidade social.
Após a conclusão do curso e o cumprimento dos critérios sociais, o produtor pode receber um benefício de até R$ 5 mil, por meio de um cartão específico, destinado exclusivamente à compra de equipamentos e insumos relacionados à atividade cursada. Cada beneficiário recebe o valor apenas uma vez, e até duas pessoas da mesma família podem ser contempladas, desde que participem de atividades diferentes.
O Crédito Social faz parte do Goiás Social, conduzido pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS). A Lei Estadual nº 21.003/21 indica a Seapa como coordenadora, sendo a única que atua na área rural. A Emater Goiás é parceira na captação, execução dos cursos e monitoramento do programa, por meio de acordo de Cooperação Técnica com a Seapa. A operação dos cartões é feita por Convênio com a Goiás Fomento. As prefeituras dos municípios são parceiras do Crédito Social, auxiliando na mobilização, alimentação dos estudantes e, eventualmente, no transporte, quando necessário.
Podem participar do Crédito Social produtores da zona rural ou periurbana, com CadÚnico atualizado e renda per capita de até meio salário mínimo. Famílias podem acessar até dois benefícios, desde que em cursos diferentes.
Produtores rurais que atenderem aos critérios socioeconômicos devem procurar o escritório da Emater Goiás no município de residência ou na cidade mais próxima para receber informações sobre o calendário de cursos.
Saiba mais sobre o Goiás Social: https://goiassocial.go.gov.br/
Clique para acessar o panfleto com as informações do projeto.


