Goiás avança na segurança alimentar com adesão de Inhumas ao SISAN

Município é o sexto do estado a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com articulação coordenada pela Seapa

Com essa nova adesão, já são seis municípios goianos integrados ao SISAN: Goiânia, Minaçu, Aparecida de Goiânia, Jussara, Cocalzinho de Goiás e agora Inhumas. Foto: Divulgação

O Governo de Goiás celebra mais um avanço nas políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação segura. O município de Inhumas é o sexto do estado a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), conforme publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2/7), pela Resolução nº 9, de 30 de junho de 2025.

A adesão é resultado de um trabalho técnico e articulado coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (Caisan-GO), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com apoio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conesan-GO). O processo contou ainda com a participação da Caisan municipal de Inhumas, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-Inhumas) e da Defensoria Pública do Estado de Goiás.

Para a superintendente de Produção Rural da Seapa e presidente da Caisan-GO, Patrícia Honorato, a integração de Inhumas no sistema reforça o protagonismo da articulação estadual. “A Seapa, especialmente por meio da Caisan-GO, tem promovido o fortalecimento das políticas de segurança alimentar em todo o estado. A entrada de Inhumas no SISAN é mais um passo importante na construção de um Goiás mais justo e comprometido com o direito à alimentação”, pontuou.

Sobre o SISAN
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) é uma estrutura federativa de gestão compartilhada que visa garantir o direito à alimentação adequada no Brasil. O sistema promove a integração entre os entes federativos e a sociedade civil para formular, executar, acompanhar e avaliar políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

A adesão é voluntária e aberta a todos os municípios goianos. Para iniciar o processo, basta entrar em contato com a Caisan-GO pelo e-mail: caisan.seapa@goias.gov.br. As orientações, modelos de documentos e demais informações sobre o processo estão disponíveis no link: goias.gov.br/agricultura/caisan/.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo