FRANGOS – AGRO EM DADOS / AGOSTO 2024

No Brasil, os preços do frango resfriado permaneceram estáveis nos primeiros seis meses do ano, com ligeiras variações, decorrentes dos ajustes de oferta e demanda da proteína. Análises do Cepea apontam a queda do poder de compra dos produtores avícolas em relação ao farelo de soja, importante insumo para produção de ração, devido ao acréscimo no preço do produto.

No que diz respeito às exportações, com a redução da oferta da proteína avícola pelos Estados Unidos, e a forte demanda contínua dos tradicionais importadores do Oriente Médio, a carne de frango brasileira se apresenta bem posicionada no cenário internacional. No primeiro semestre de 2024, Goiás apresentou um crescimento de 1,9% no volume exportado comparado ao mesmo período do ano anterior, indicando que o estado pode ultrapassar o volume registrado em 2023, entretanto em termos de preço, o cenário é negativo.

É importante que esteja no radar do produtor os desdobramentos da ocorrência da doença Newcastle, encontrada em uma granja no município de Anta Gorda (RS). Na segunda quinzena de julho, o Ministério da Agricultura decidiu suspender as exportações de carne de frango e ovos de todo o território nacional para China, Argentina e União Europeia, enquanto no estado do Rio Grande do Sul a restrição é mais ampla e abrange uma série de países. No estado de Goiás, seguem o monitoramento sanitário da doença de Newcastle e influenza aviária, porém o mapeamento realizado pela Agrodefesa, consta que Goiás segue sem foco de ambas doenças.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo