BOVINOS – AGRO EM DADOS / JUNHO 2024
Em Goiás, a carne bovina foi a única do complexo carnes com registro de aumento das exportações no primeiro quadrimestre de 2024. Destaque para a recuperação da demanda da China, que teve crescimento no valor comercializado de 68,1%, comparado ao mesmo período do ano anterior, e a significativa elevação no valor importado pelos Emirados Árabes Unidos, de 234,9%, se situando como um dos maiores parceiros comerciais.
No mercado interno, permanece a tendência de queda do preço da arroba, observada desde o início do ano, mantendo-se ainda abaixo dos patamares praticados no mesmo período dos três anos anteriores, o que se deve ao aumento da oferta de animais prontos para o abate, além da concorrência com as outras proteínas animais.
Com a aproximação do período de seca e redução da oferta de pastagem, especialmente na região Centro-Oeste do país, o custo de manutenção do peso do animal torna-se mais oneroso para o produtor, devido à necessidade de suplementação. Uma das estratégias do pecuarista é disponibilizar o gado no mercado, o que mantém a oferta em alta, pressionando os preços para baixo.