BOVINOS – AGRO EM DADOS / AGOSTO 2025

Na produção de couro curtido em 2024, Goiás obteve destaque, ocupando o segundo lugar no ranking nacional, com 5,1 milhões de unidades produzidas. Entre os estados brasileiros, foi o que apresentou o maior crescimento, de 20,1%, em relação a 2023. O bom desempenho do setor pode ser atribuído, dentre outros fatores, ao aumento na demanda externa pelo produto. De janeiro a junho de 2025, houve incremento de 3,4% no volume exportado por Goiás, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o que garantiu a quarta colocação no ranking das exportações por estado. Ademais, nesse período, as exportações goianas de couro bovino totalizaram 38,7 mil toneladas no valor de US$69,8 milhões, consolidando Goiás como um dos principais fornecedores de couro do país.

No mercado internacional, de janeiro a junho, as exportações brasileiras de carne bovina seguiram em alta, com bom desempenho em valor, volume e valorização do valor pago por tonelada. Para Goiás, desde o mês de janeiro, observa-se uma trajetória de alta no preço pago por tonelada exportada. Em junho, o valor por tonelada foi 20,6% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Em relação aos parceiros comerciais, o México se destaca como um mercado em ascensão para o estado. O país é o terceiro maior comprador de carne bovina goiana e remunera 9,0% a mais que a média dos países importadores, atingindo US$5.387,28/tonelada, evidenciando a relevância do fortalecimento e diversificação de mercados para Goiás.

As exportações de carne são balizadores para a sustentação dos preços de toda a cadeia produtiva da pecuária no Brasil. Em relação ao mercado interno, o mês de junho foi marcado pela baixa liquidez e lentidão nos negócios, diante do cenário de incertezas geopolíticas entre Brasil e os Estados Unidos. Na média mensal, as cotações do boi gordo apresentaram queda de 4,3% frente ao mês anterior. Dessa forma, o atual momento evidencia uma volatilidade do mercado e a necessidade de cautela por parte do setor pecuarista brasileiro e goiano.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo