Governo participa de evento da cadeia do leite

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, representou o governador Ronaldo Caiado, durante solenidade de abertura. Durante o evento, foi apresentado diagnóstico do setor, com dados dos últimos 10 anos

 

Realizado na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, o IV Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite reuniu autoridades políticas, representantes de entidades de classe, produtores rurais e imprensa para debater aspectos relacionados à bovinocultura de leite no Estado. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, representou o governador Ronaldo Caiado na abertura da solenidade, realizada em Goiânia.

Além do secretário, participaram da solenidade o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica,  Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, e o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado Neto – ambas instituições jurisdicionadas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Também estiveram presentes representantes de entidades de classe ligadas ao setor.

O secretário Antônio Carlos destacou a orientação do governador Ronaldo Caiado quanto à atenção ao setor, especialmente de conciliar e reunir as entidades em torno do desenvolvimento da cadeia. "A bovinocultura de leite está presente nos 246 municípios goianos. O governador Ronaldo Caiado determinou que o Governo de Goiás, por meio da Seapa, ajudasse a organizar e conciliar a cadeia produtiva do leite. Precisamos da participação e do envolvimento de todos no compartilhamento de ideias e boas práticas para, juntos, podermos obter mais êxito no desenvolvimento da produção e do nosso Estado", enfatizou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), deputado federal José Mário Schreiner, anfitrião do evento, destacou a elaboração de um diagnóstico da cadeia do leite em Goiás, realizado pela Federação, que trouxe dados importantes da evolução e das necessidades do setor. Ele citou, por exemplo, o crescimento da participação feminina na gestão dos negócios e o aumento o uso de tecnologia nas propriedades. "Em 2009, tinhas 24% das propriedades com uso da ordenha mecanizada. Hoje são 61%. Temos crescimento também da assistência técnica, vários fatores que nos trazem dados importantes para a tomada de decisão", ressaltou.

De acordo com o secretário Antônio Carlos, com uma base de dados sólida como essa, o setor pode pensar em soluções conjuntas de melhoria. "São informações importantes que vão nos ajudar a construir políticas públicas sólidas para o setor. Goiás está se reconstruindo e nós faremos de tudo para fazer um Estado melhor”, finalizou.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Foto: Fredox Carvalho.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo