Seapa articula expansão de rede de energia elétrica em Flores de Goiás
Para viabilizar o desenvolvimento da infraestrutura rural, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e a Enel Distribuição Goiás mantém diálogo voltado a suprir as demandas energéticas do campo. Na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, o gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Alexandre Câmara Bernardes e o secretário de Administração e Finanças do município de Flores de Goiás, João Marcos Bernardi, se reuniram com o responsável por grandes clientes da Enel, Marcelo Resende, para tratar do atendimento prioritário a granjeiros em casos de queda de energia e também solicitar ligação de energia elétrica para os assentados de Flores de Goiás.
Situado no Nordeste goiano, o município de Flores de Goiás possui população total de 12 mil habitantes, sendo que quase nove mil deles estão domiciliados em área rural, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso mostra a representatividade do campo e seu impacto socioeconômico para a população local.
A Seapa mantém diálogo com a Enel Distribuição Goiás com objetivo verificar a possibilidade de ligação de energia elétrica aos assentados da região Nordeste do Estado, com ênfase no município de Flores de Goiás. “Conforme a determinação do governador Ronaldo Caiado, a região Nordeste de Goiás é prioritária nas ações do Governo de Goiás e, diante disso, a Seapa busca melhorias para a atividade agrária local, já que a produção é majoritariamente rural. É nosso papel apoiar esses produtores assentados, no sentido de proporcionar melhores condições e maior desenvolvimento agrícola”, comenta o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
Granjeiros
Recentemente, a Seapa e a Enel Distribuição Goiás firmaram acordo para que seja realizado o atendimento prioritário aos granjeiros integrados em casos de queda de energia. Para sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto e esclarecer as etapas do processo de comunicação e atendimento, será realizada na cidade de Rio Verde uma reunião com os granjeiros de unidades consumidoras A, como são chamados os usuários de grande demanda. O encontro deverá ocorrer ainda no mês de outubro.
Ao todo, serão reunidos representantes de 49 unidades de Rio Verde e também dos municípios de Cachoeira Alta, Santo Antônio da Barra, Montividiu, Turvelândia, Aparecida do Rio Doce, Santa Helena e Bom Jesus, ambos da mesma região. A ideia é repassar orientações práticas de como proceder quando ocorrem falhas no fornecimento de energia. “Precisamos informar rapidamente a concessionária para garantir o religamento rápido, afastando prejuízos na produção”, explica Alexandre. Ainda assim, em casos de necessidade posterior, a Seapa estará à disposição para esclarecimentos.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767