Agrodefesa edita nova Instrução Normativa sobre Sistema de Gestão Estadual de Agrotóxicos – Sigea

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) editou a Instrução Normativa (IN) nº 03/2019, de 4 de outubro de 2019, que dispõe sobre a regulação do Sistema de Inteligência e Gestão Estadual de Agrotóxicos (Sigea) e sobre as normas para o comércio eletrônico de defensivos agrícolas e afins no Estado de Goiás. A normativa foi assinada na sexta-feira, 4 de outubro, pelo presidente José Essado, e publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 7 de outubro.

A nova IN, que revoga a Instrução Normativa nº 13/2019, publicada em 10 de janeiro deste ano, traz adequações, atualizações, novas definições e conteúdo mais apropriado sobre a gestão de agrotóxicos em Goiás. Conforme o presidente José Essado, na elaboração desta nova Instrução Normativa foram acatadas sugestões e propostas apresentadas por entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa). "A Agrodefesa recebeu as sugestões, analisou e considerou que eram pertinentes e por isso mesmo foram aproveitadas. É uma demonstração de que o Governo do Estado e esta Agência atuam em sintonia com os interesses dos produtores rurais", enfatizou.

Além de redefinir as diretrizes e normas do Sigea, a nova IN atualiza também as características e funções do Programa Agroativo, uma ferramenta operacional de educação sanitária, cujo objetivo é identificar as propriedades rurais e os estabelecimentos comerciais, fazendo o registro das informações no Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Sidago), quanto ao controle do uso, comercialização, armazenamento e devolução de embalagens vazias e demais providências pertinentes, bem como contribuir para a prevenção de dados à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente. Veja a íntegra do conteúdo da IN em https://goias.gov.br/agricultura/wp-content/uploads/sites/50/2019/10/735862-7dd.pdf

Informações da Agrodefesa.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater 
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo