Conseagri promove 3ª Reunião Ordinária em Brasília

Conselho se reúne semestralmente para tratar de assuntos relativos ao 
desenvolvimento agrícola regional e nacional

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participou nesta terça-feira, 17 de setembro, em Brasília (DF), da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri). Trata-se de uma unidade colegiada deliberativa com a finalidade debater assuntos pertinentes ao desenvolvimento rural e agrário do Brasil. O secretário Antônio Carlos foi eleito, em maio deste ano, vice-presidente do Conseagri pela região Centro-Oeste

Entre os pontos abordados na reunião, destaque para a apresentação da Política Nacional da Secretaria de Aquicultura e Pesca, a dinamização da análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), defesa agropecuária e a regulamentação do selo Arte, que visa eliminar entraves para comercialização em qualquer parte do Brasil de produtos como queijos, embutidos, pescados e mel. Além disso, também foram discutidos assuntos como peste suína e regularização fundiária.

O secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto entende que esta é uma oportunidade para trazer para discussão assuntos relevantes para a agricultura no País. “As reuniões do Conseagri são extremamente necessárias, já que nelas os representantes de todas as regiões do Brasil expõem temas pertinentes para o desenvolvimento local e, consequentemente, nacional”.

Conseagri 
O Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) é uma unidade colegiada deliberativa, que tem por finalidade decidir sobre todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento rural e agrário do País, envolvendo a promoção da integração e da interlocução entre as Secretarias de Estado e do Distrito Federal, estabelecimento de normas uniformes e harmônicas de operacionalização de um mesmo e complexo assunto que venha a afetar os setores rural e agrário em âmbito nacional, assim como propiciar e intermediar a cooperação técnica e a troca de experiências e informações entre seus integrantes, o setor privado, órgãos e entidades públicas, nacionais e internacionais.
Também são responsabilidade do Conselho propor ao Governo, em todas as suas instâncias, soluções sobre questões pertinentes ao âmbito de suas ações, ampliar a articulação política institucional com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visando aperfeiçoar a efetivação de ações relativas aos setores rural e agrário do país, e discutir outros temas de interesse comum.

O Conseagri é composto pelos secretários de Estados de Agricultura de cada Estado-membro e do Distrito Federal, que são membros efetivos, enquanto forem titulares das respectivas Secretarias de Estado. A estrutura do Conselho Nacional é constituída por presidência e coordenadores regionais. A presidência, de âmbito nacional, tem a função de coordenar toda a operacionalização do Conselho Nacional e é exercida por um presidente e um vice-presidente, que são eleitos pela maioria simples dos membros efetivos presentes na reunião de eleição, para exercerem o mandato de dois anos, enquanto estiverem na titularidade das Secretarias de Estado de Agricultura, não sendo admitida reeleição. Já as Coordenadorias Regionais são no número de cinco, sendo cada uma representativa de cada região do país e de atribuições regionais, atuantes nos Estados de sua respectiva região.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater 
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo